segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

1st Christmas

Este ano o Natal foi passado na Régua. Depois do primeiro Natal em que passamos o 24 na Régua e 25 em Lisboa resolvemos que seria melhor um ano em cada lado e este ano calhou ser lá em cima.

Os meus sogros estavam radiantes por ter "o menino Jesus" para completar o presépio.
Arrancamos para cima no dia 20, o carro, apesar de ser grande, ia a rebentar pelas costuras. Levar quase toda a roupa do Tomás, alcofa, TummyTub, espreguiçadeira, saco de roupa pra nós e o monstro do carrinho não foi fácil,mas lá coube tudo e seguimos caminho.

Desde que o Tomás nasceu que deixamos de fumar no carro, o que não facilita nada em viagens visto que assim sendo temos de parar umas vezes a mais em estações de serviço para remediar o vício.
O Tomás passado uma hora de viagem já estava que nem relógio suiço a dar sinal que estava na hora da paparoca... parámos, demos o biberon mesmo no carro e pimba! Fez cocó como se não houvesse amanhã, transbordou fralda body, calças... foi até ao pescoço!

Nós que queriamos ser rápidos, esquece! La tivemos de ir ao muda fraldas, mudar tudo... lol
Não fosse a trabalheira que dá lavar a roupa com cocó amarelo mostarda eu até gostava das "cagadas" que o meu filhote dá. Quando o limpo e o visto todo cheirosinho fica deliciado, sorri imenso como que um "Obrigado mamã!" é maravilhoso!

Na chegada à Régua o choro desalmado de fome e quem sabe dores começa! Enquanto não chegamos a casa e lhe metemos o biberon na boca não pára! Desconfio que as diferenças de altitudes (para os ouvidos) tb tenham a ver com o estado de humor do pequenote sempre que chega à terra do Pai.

Os dias passaram rápido e depressa chegamos à noite de 24.
Caldo entornado! Não dormiu o dia quase todo, à hora de jantar, perdido de sono teimava em não dormir, foi birra até à 1 da manhã, quando finalmente aterrou!
Escusado será dizer que mal comi e que os presentes só começaram a ser abertos a essa hora. :P

O dia 25 foi completamente diferente. Teve molinho e cheio de sono o dia todo desde as 18hs que dormia e só acordava pro biberon de 3 em 3hs.

O Tomás adorou ser apaparicado com tantos presentes e amou especialmente o parquinho:
Agora todas as manhãs só quer estar no parque, ri e dá imensas gargalhadas.

O Natal foi sem dúvida muito mais mágico, ter um bebé faz toda a diferença.




segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

2 Meses de Amor incondicional.





Ontem o Tomás fez 2 meses.
Tem sido 2 meses em que nos temos vindo a conhecer e o Amor tem vindo a crescer cada vez mais.
Eu e o pai já estamos uns experts em mudar fraldas, dar biberons, fazer arrotar, dar banho, vestir e despir as roupas mais complicadas do mercado, adormecê-lo, dar mimos, cantar, embalar, etc.
Vê-lo a crescer diariamente tem sido uma aventura e saber que ele está bem , saudável e muito amado enche-nos o coração.



Anteontem, pela primeira vez, dormiu na casa da minha mãe. Já tinha dormido com ela umas vezes em minha casa, mas ter ficado fora das nossas 4 paredes foi sem dúvida um teste para nós. Quando saímos para o hall dos elevadores o coração começou a ficar apertadinho, ao longo da noite não parámos de falar nele e quando chegou a hora de ir dormir só me apetecia ir busca-lo. Acordei durante a noite a pensar que o ouvia a chorar, lembrava-me que ele não estava em casa e partia-me o coração. :(
De manhã, depois de ter dormido 8hs seguidas dei  um salto da cama, acordei o marido, e em passo de corrida arranjei-me para ir busca-lo à avó! Não aguentava as saudades...

Na sexta-feira foi o dia do Tomás se tornar uma estrela! =)
Uma amiga minha tinha-me falado que a Plural (produtora das novelas da TVI) andava à procura de um bebé pequenino, clarinho, loiro ou com pouco cabelo para participar na novela Louco Amor. Eu por brincadeira mandei um email com fotos do Tomás mas sem esperanças de ser seleccionada. Não é que no dia seguinte me ligaram a dizer que achavam o Tomás lindo e que estavam muito interessados na sua participação?
Sexta-feira foi o dia! :)
Às 15h50 o motorista veio buscar-nos e seguimos viagem para Alverca. Aguardamos pacientemente à volta de 2hs, no carro, pois a Rita Salema (que ia fazer de avó) ainda não tinha chegado de outras filmagens...
Quando ela chegou, foi só sair do carro entrar no edifício, tira-lo do ovo e pô-lo no colo do Martinho da Silva (personagem Tomás que seria o pai) e Acção!! :)
O Tomás portou-se lindamente, muito atento ao que eles diziam durante a gravação. Os actores estavam deliciados com ele e a cena foi feita à primeira! :P
A sala era pequenina e o meu orgulho enchia-a totalmente! Alí e naquele momento senti-me a mãe mais BABADA do MUNDO!!!!
A cena do Tomás será para o último episódio da Novela e só deverá estar no ar daqui a um mês e pouco.

O Tomás já faz gracinhas, sorri, já começa a querer "falar" (emite uns sons giríssimos) e já nos emita a deitar a lingua de fora. Ainda não segura a cabeça por muito tempo, mas nota-se que cada vez tem mais força no pescoço.



Ainda que alguns momentos tenham sido difíceis, tem sido os 2 melhores meses da minha vida! O amor que sinto por ele é sem dúvida um Amor incondicional!

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Resultado da Citologia

Ontem a Enf. Dora ligou-me a dizer o resultado da citologia que fiz na ultima consulta.

Depois da descoberta do Mioma esperava um resultado animador, mas foi o contrário.
Ligaram-me dos Lusíadas a dizer que encontraram alterações nas células do colo do útero!
Fiquei logo em pânico.
A enfermeira disse que a minha médica ao ver o resultado me encaminhou para uma consulta em Janeiro com outra médica para fazer mais exames!
Mais em pânico fiquei...
Na minha pouca experiência "alteração de células" é sinónimo de cancro!!! :(
Como sou fumadora e ja tive o vírus do HPV estou englobada nos grupos de risco e mais propença a ter cancro no colo do útero...
Chorei... chorei como se não houvesse amanhã.. olhava para o meu filho e ainda chorava mais!
Será possível que depois de um ano em que quase tudo correu bem (o tratamento, a gravidez, o nascimento do Tomás super saudável...)agora teria de terminar o Ano em desgraça?
No dia seguinte fui buscar o resultado para poder investigar o que é que lá dizia...

Resultado:
Anómalias das células epiteliais:
Células Pavimentosas atípicas:
"ASC-H" (não se pode excluir alto grau)

Durante a investigação pela net fui ficando mais descansada, independentemente de ser um diagnóstico pré cancro, é "potencialmente tratável e curável" e na maioria das mulheres desaparece sem se fazer nada...

Imagino que a consulta só tenha sido marcada para Janeiro precisamente por isso, pra ver se entretanto tudo passa!

Mas como é que eu vou conseguir passar o Natal, Passagem de Ano até dia 8 de Janeiro sem pensar nesta desgraça que me pairou em cima?

Terei eu posto um filho no mundo para o abandonar tão cedo?
O meu marido apesar de não demonstrar está aterrado de medo também...
Augura-se um mês bastante tenso, até se ir à consulta de dia 8 de Janeiro.... :(



segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Consulta das 6 semanas após o parto (20/11/2012)

Ainda não tinha vindo relatar a consulta de rastreio após o parto, aqui vai:

Pra variar as consultas estavam atrasadas a minha era ao 12h20 e Às 13 dei conta que tinha nada mais nada menos que 7 pessoas à minha frente, desesperei! lool
Fui-me embora fazer outras coisas já que o Tomás tinha ficado em casa com o Pai.
Por volta das 16h regressei aos Lusiadas e pouco depois chegou a minha vez.

Entre citologia, colposcopia lá se fez tb uma eco para ver como ficou o útero ( Não tinha saudades nenhumas das ecos vaginais).
Na eco a Dra começou a fazer uma cara esquisita o que me preocupou e depois acabou por me perguntar:
- Tinha algum Mioma antes da gravidez?
Meio atarantada com a pergunta respondi que não e como fizemos tantas ecos durante o tratamento parece-me que se tivesse ela teria notado.
Foi então que me disse que se não tinha antes da gravidez tinha agora!! Não tendo bem a certeza se é um Mioma ou um pulipo mas que tem 1 cm.

Caiu-me tudo!

Ela minimizou a "coisa" e disse que pode ser da gravidez e entretanto desapareça, mas que daqui a 3 meses (lá pra Março) se confirma. Se aumentar ou se manter tira-se!

Fiquei preocupada, claro está, e claro está que não vou esperar até Março pra confirmar se aumentou ou não. Quero ver se em Janeiro vou fazer uma eco pra ver se aumentou ou não.

Entretanto tenho de ir fazer uma Eco às maminhas visto que já não estou a amamentar, tb pra ver se ficou tudo bem com as mesmas.
Ah e a Médica receitou-me a pilula (Nuvaring) que é uma nova pilula que consiste num anel que se introduz na vagina ficando durante 21 dias a libertar as hormonas. (Sai do consultório sem a receita, a médica acabou por se esquecer de madar!lol)

Passados quase 2 meses do parto ainda não acabou o "ramadão" (sangramento)... Muito provavelmente por causa do dito Mioma que fui avisada que por causa dele poderia ter perdas de sangue. Mas assim acabo por não perceber quando é que me vem o período para começar a pilula.

Por esta altura a vontade de voltar à vida sexual activa por parte do Rui já é bastante, no entanto ainda não recomeçamos, confesso que o tempo e disposição para tal nunca é muita e tenho imenso receio que ainda me doa o sítio dos pontos, o que pode tornar a experiência não muito simpática.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Teste do pézinho

Quando efectuamos a análise do Teste do Pézinho na primeira semana de vida do Tomás nunca pensei em esperar tanto tempo para saber o resultado.



Hoje fui ao site www.diagnosticoprecoce.org e ao colocar o nosso código tive a resposta que tanto desejava:

Resultado: NORMAL

Mais uma etapa superada! \o/


1 mês



No dia 9 de Novembro o meu Tomás fez 1 mês. Foi giríssimo chegarmos a este patamar inteiros, eu, o pai e o pequenote!
Estes primeiros 31 dias foram uma luta constante, as rotinas, as logísticas, as poucas horas de sono, as danadas das Cólicas, as visitas a toda a hora, a falta de descanso, os conselhos de toda a gente, as idas ao hospital... tudo parecia empurrar-nos para um abismo sem fim, mas conseguimos!
Conseguimos ultrapassá-los e hoje com a experiência adquirida estamos muito mais eficientes e eficazes e já pouco nos assusta ou nos derruba.

Para comemorar este feito, resolvemos fazer a nossa primeira viagem à terra do papá, fomos visitar os avós à Régua e foi lá que sopramos a velinha:


A logística da viagem nem foi muito complicada e conseguimos enfiar tudo no carro, o príncipe portou-se lindamente tanto à ida como à volta. =)
No dia 7 fomos à consulta de 1 mês à Pediatra e o meu ragazzo já estava com 3.3kg e 48cm. Está a crescer lindamente, já tem bochechinhas e as roupinhas das primeiras semanas já não lhe servem! lol

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Projecto Tomás 365

Copiando a ideia de um amigo meu desde que engravidei que tenho estado a pensar em fazer no Projecto 365 do Tomás.

Consiste em tirar 365 fotos ao longo dos primeiros 365 dias de vida do meu pequerrucho!

Espero não falhar nenhum dia, por enquanto está a correr bem.


domingo, 28 de outubro de 2012

O milagre do Infacol...

O Infacol chegou a nossa casa e as cólicas desapareceram!

 



Não sei que raio de composição tem este medicamente diferente dos outros, mas o que é certo é que é tiro e queda!
1 pipeta antes de cada mamada e puff, farta-se de arrotar e dar puns e não retém gazes nenhuns!

Têm sido umas noites maravilhosas, dormimos os 3 que nem uns anjinhos, o que nos dá imensas energias para passarmos os dias bem dispostos.

Já encomendei mais 4 frasquinhos, para ficar apetrechada até mais ou menos aos 3 meses. Cada frasquinho dá mais ou menos pra 15 dias.

Fiquei fã e recomendo!

Se estiverem interessadas, foi aqui que encomendei:  http://www.chemistdirect.co.uk



quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Cólicas

Heis o tema para o qual eu não estava minimamente preparada.

Aliás quem disse que ser mãe era canja enganou-me redondamente! É um desafio constante à resistência da nossa paciência.

As cólicas são sem dúvida o maior desafio.
Ensinam-nos massagens, que temos de ter paciência, paninhos quentes, bébégel com e sem produto para estimular o anus a libertar os gazes e/ou fezes, mas ninguém nos prepara para o berreiro constante de 7/8hs seguidasem que nos sentimos completamente impotentes e a unica salvação são umas gotas Aero OM de x em x tempo para que se acalme durante uns minutos.

É duro, muito duro. Ele fica exausto, tão vermelhinho da cabeça aos pés, contorce-se com dores e eu e o Pai desesperados tentamos de tudo para o aliviar, na maioria das vezes sem grande sucesso.

À mais de uma semana que estamos a dar-lhe InfaCalm a cada mamada, ajuda bastante com os gazes mas mesmo assim já vamos com 5 noites de cólicas em 16 dias.

Informei-me e soube de um medicamento que há em Inglaterra (InfaCol) que dizem ser tiro e queda. O Infacalm é a versão portuguesa, mas para quem já experimentou os 2 dizem que o Infacol continua a ser melhor. Pois bem, pedi a uma amiga que estava em Londres para mo comprar e hoje já o devo ter no meu poder.

O nosso bem mais precioso sofre e nós com tanto cansaço acumulado não o conseguimos ajudar!

Rezo a todos os santos que o Infacol resolva o assunto!

Mãe e futuras mães, durmam, descansem muito e insistam para que eles arrotem durante 15m depois das mamadas... Encham-se de paciência porque cólicas é Dose!

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

10 dias de Alegrias e não só...

Hoje o meu ragazzo faz 10 dias de vida e já passamos por tudo e mais alguma coisa...

Desde que fomos às urgências, no 4º dia de vida dele que continuei com a pulga atrás da orelha quanto à "farfalheira" da respiração dele, principalmente qd chora.

Na 5ª à noite, depois de me gabar que ele era um santo que ainda não me tinha dado uma má noite, heis que as cólicas apareceram...

No hospital, como ele já era gulotão e não estava a fazer a pega da mama como deve de ser resolveram dar-lhe o Suplemento, a partir daí dar-lhe mama foi ainda mais difícil. Mas fui sempre insistindo. Qd chegamos a casa, tive a subida do leite ao 4º dia e no 5º dia tinha as mamocas que pareciam umas autenticas boias gigantes duras como pedra. Nas urgências ainda me ensainaram como massajar as maminhas e lá conseguimos que ele pegasse na mama.

O 5º e o 6º dia foram as piores noites, chorava e berrava como um desalmado por 5hs seguidas, eu e o meu marido já não sabíamos o que fazer, sabíamos que eram cólicas e tudo fizemos pra que melhorasse, no entanto não houve grande melhorias com as massagens, bébégel, as gotinhas milagrosas cor de rosa...

No dia seguinte fui comprar a bomba da Avent electrica. Foi complicado começar a utiliza-la, mas garantidamente foi bem melhor começar a dar-lhe do meu leite no biberon do que o suplemento.
O meu marido aproveitou e comprou também o InfoCalm para darmos a cada mamada e fincou pé, decidido que tudo iria fazer pra que o Tomás não voltasse a ter cólicas tão cedo.

Assim foi, a cada mamada toma o infocalm, fazemos-lhe massagens ao longo do dia e o mais importante de tudo estamos sempre atentos pra ver se geme um pouco enquanto dorme e se sim, basta levanta-lo que arrota e volta a adormecer. 90% das causas das cólicas são por não se deixar o bébé arrotar as vezes que são necessárias.

E assim foi depois daquelas 2 noites não voltou a ter cólicas novamente, pelo menos pra já!

2ª feira fomos à consulta de Neonatologia e ficamos radiantes por saber que ele, ao 6º dia, já tinha aumentado de peso.
Nasceu com 2,440kg, saiu do hospital com 2,270kg e quando o pesaram na 2ªfeira já ia com 2,335kg.

A médica adorou saber que ele já quase não bebe suplemento, tiro o leite com a máquina e como tenho muito leite muitas das vezes sobra de umas mamadas pras outras.

Chego a tirar entre 100 a 80ml de cada vez e ele vai bebendo conforme lhe apetece, umas vezes 60ml outras 50ml.. fui aconselhada a dar-lhe o que ele quiser, portanto ele vai engordando de certeza.

Faz muitos xixi's e cócós, aliás no ínicio estava a acorda-lo de 3 em 3hs pra comer e ele estava sempre meio adormecido, portanto mudava a fralda só para o despertar (na maioria das vezes só tinha xixi) e depois enquanto come faz SEMPRE uns belos de uns cócós, molinhos, amarelos e com umas coisas brancas que mais parecem sementes de sésamo. Relatei o sucedido à médica o que ela me disse que é tudo normal e muito bom que aconteça.

Ah! Comecei a fazer a distância entre mamadas de 4hs ou mais, visto que ele come tão bem, não tem necessidade de o estar a estorvar o sono para o obrigar a comer. Já chegou a fazer numa noite 6hs o que é o máximo dos máximos que poderá ficar sem comer. Mas por norma são as 4hs e se come menos faz 3hs ou 2hs, mas é sempre ele a dar indicação que acordou e tem fome.

Entretanto tb relatei à médica que me fazia muita aflição a respiração dele quando mama, quando chora ou qd berra por ter cólicas, chega ao ponto de apitar, faz covinha no pescoço e o esterno vai pra dentro. Parece mesmo que está com falta de ar!
Ela escreveu no livrinho que há suspeita de Estridor Laringomalácia, explicou-me que é a imaturidade da laringe e que na maioria dos casos passa com o tempo, podendo levar até 2 anos a passar. Mas entretanto mandou-me ir ao Pediatra daqui a 15 dias pra se fazer um estudo sobre o assunto.

Escusado será dizer que fiquei super preocupada, mas depois de ler muito sobre o assunto fiquei mais calma e vou esperar pra ver se melhora e pelo estudo que ainda iremos fazer.

7º dia (terça-feira), foi dia de rumar novamente aos Lusíadas, desta vez para tratar da mamã. Finalmente fui tirar os pontos, já estavam a ficar apertados (nunca me dei bem com pontos, infectam quase sempre). Gritei que me fartei, e cheguei a dizer que me custou mais tirar os pontos que "parir". lol

Para além das dores no sítio dos pontos passei a sofrer de incontinência e ando com uma dor estranha que me deixa desconfortável em qualquer posição. Espero que até segunda passe caso contrário vou falar com a minha médica pois isto está mesmo mal.

Os dias em casa são cansativos, mas vão dando pra fazer de tudo um pouco, venho ao PC de manhã quando pai e filho ainda dormem, faço uma sesta à tarde, tenho-me alimentado bem e a horas, muito graças À minha querida madrastra que de 2 em 2 dias me trás comida pronta que basta aquecer no micro-ondas.

4ª à tarde e ontem foram finalmente uns dias mais calmos, os meus sogros já tinham ido embora, as visitas abrandaram e pudemos finalmente fazer umas sestas para descansar.

Hoje já marquei o atendimento para ir fazer o Cartão do Cidadão do Tomás na próxima 3ªfeira e a consulta do Pediatra tb já está agendada.


segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Memories...

Nunca consegui olhar pra um bébé e dizer se sai ao pai ou à mãe e agora passados 5 dias do nascimento do Tomás resolvi ir ao baú procurar fotos minhas de quando eu era bébé para ver se sempre há alguma semelhança comigo.

Eis o resultado:
A minha mãe com o meu filho de 4 dias

A minha mãe comigo quando eu tinha 2 semanas
 As Semelhanças são evidentes, apesar da diferença de peso! =)

domingo, 14 de outubro de 2012

Digam lá que ele não é um amor.

O Tomás tem sido um santo, come e dorme e mesmo quando fica acordado depois da mamada, fica muito bem na alcofa sozinho a olha pra todo o lado.

Como é muito pequenino tem frio, pelo que chora qd o despimos pra mudar a fralda e no banho.

Temos tido imensa sorte, não tem cólicas, faz cócós a todas as mamadas e arrota que é uma perfeição. Aliás, quando está a dormir se o sinto a gemer um pouco, levanto-o, arrota, faz uma mega sorriso e continua a dormir! :)

É uma alegria cada hora que passa, as expressões dele são impagáveis!

Aproveito para pôr aqui algumas fotos que temos vindo a tirar-lhe.

Acabados de chegar do recobro.

Soneca diúrna

O papá a deliciar-se com o pequenote.

1º susto!

Como tinha mencionado num post anterior eu constipei-me dias antes do parto. No dia ainda não estava perfeita, mas já me sentia um pouco melhor da "farfalheira".

Desde que o Tomás nasceu que deixei de tomar o antibiótico e o que é certo é que apesar de estar melhor não fiquei totalmente boa.

Na sexta à noite o Tomás começou a espirrar e tossir e ontem foi assim o dia todo, até que às 18h quando lhe fui dar de mamar estava comlpetamente entupido.
Posemos-lhe soro nas narinas,. melhorou um pouco mas coitadinho tava com imensa dificuldade a respirar.

Nós, pais pela primeira vez de um baby de 4 dias ficámos em pânico. Ele mamou muito mais do que é habitual (andei a tirar leite com a bomba visto que ele tá cada vez mais preguiçoso para lhe pegar e demos-lhe de biberon).

Às 21h não aguentei e fomos ao hospital, senti-me literalmente gozada!
Puseram-lhe soro nas narinas e mandaram-nos pra casa com um recibo de 95€ na mão! :(

Dizem que é normal, que ainda tem secreções do liquido amniótico, no entanto não me tirou as preocupações, pois não vejo melhorias.

Mas a Dra. diz que desde que ele coma e até anda a comer muito bem, que não fica doente pois tem as minhas imunidades.

Não me arrependo de ter ido a correr pro hospital, antes prefiro ser apelidada de "Mãe galinha!" que "despreocupada".


quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O Tomás já está entre nós! :)

Entrei nos Lusíadas às 8h da manhã, fomos encaminhados para o nosso quarto e a partir daí o tempo começou a passar não a correr mas a pinga gotas! lol

A Dra Ana paula fez-nos uma visita por volta das 9h para me fazer o toque, puseram-me a soro e com o comprimido. Passado uns minutos começaram as contracções d 4 em 4m  e bem fortes mas mesmo assim às 15h ainda só tinha 3cm de dilatação.
Deram-me a epidural por volta das 14h.
Às 15h a médica rebentou-me as águas e apartir daí é que foi... as contracções eram enormes e eu já me contorcia imenso, como os valores eram baixos pensei que estivesse a ser piegas, mas mesmo assim Às 16h40 pedi reforço da epidural.
Às 17h a Dra foi ver-me pois eu tava a queixar-me muito, estava tudo a pensar que eu estava a inventar e qual não é o espanto de todos qd a médica diz:

Ena esta rapariga sabe o que diz!! Já está com a dilatação completa, vamos já embora pro bloco!!!!

Nessa altura eu suava por todos os lados estava cheia de medo das dores e a pedir À médica que me fizesse cesariana.
Ela disse pra tentarmos o parto e eu confiei!

O marido chegou ao pé de mim por volta das 17h10 e eu já estava preparadíssima pra fazer força!
A enfermeira que ajudou no parto não era das mais simpáticas e fazia questão de me irritar imenso a dizer que estava a fazer tudo mal! :(
Gritava de dores e isso era desperdicio de energias... enfim... lol

De repente ouvi a médica dizer que ele tava virado e que era preciso ir buscar forcepes... Eu sempre lhe disse que não queria cá forcepes nem ventosas, que passasse pra cesariana!

Mas vindo uma força interior que nem sei bem de onde veio, fiz força pela penultima vez, com tanta intensidade que ainda os forcepes não estavam no bloco já o Tomás estava cá fora! :D

Olhei pro relógio e eram 17h53.
A médica disse:
"Vc foi feita pra parir por baixo!" loooool
Foi tudo rapissímo, começo a achar que me irritaram pra ver se eu me despachava!

Qd mo puseram em cima de mim eu estava de olhos fechados e nem dei conta, qd abri os olhos e o vi fiquei estupefacta com a sua beleza!

(sempre disse que seria honesta qd o visse e se fosse pro feiote que o admitiria)
Mas não é que o meu filho é LINDO DE MORRER???? :D

Obviamente que após o vislumbrar não me esqueci das dores do parto e de todos os tormentos da gravidez, pensando friamente ainda não sei se terei outro, mas uma coisa é certa, desta aguentei, porque não haveria de aguentar o próximo?

Levei 4 pontos e neste momento é a única coisa que ainda sinto algum desconforto. Mas em 48hs já consigo sentar-me e imagino que daqui a uns dias já faça tudo.

Em 48hs dormi 2hs aos bocados e estou completamente de rastos, mas o Tomás vale cada minuto que perco a olhar pra ele dormir!

Já estamos em casa e agora é que vamos ter a prova das nossas vidas!! Com a pouca experiência de menos de 48hs a cuidar dele tenho a certeza que daremos conta do recado.

Assim que tiver mais uns minutinhos venho aqui por uma foto dele.

Obrigado a todos os que seguem este blog por todo o carinho e apoio que me deram ao longo destes 9 meses.


segunda-feira, 8 de outubro de 2012

É já Amanhã!!!!

Ontem como a tosse não passava e já estava com especturação e ranhoca esverdeada resolvi ir ao hospital pra ver se me davam algo mais forte pra ver se a constipação se desaparece até terça.

Receitaram-me um antibiótico e um especturante e fiquei a saber que estando a tomar o antibiótico não poderei dar de mamar e poderá haver a possíbilidade da médica me adiar o parto.

Esperemos que os comprimidos milagrosos resultem!!!

Hoje mal acordei liguei pras enfermeiras da PMA pra falarem com a minha médica e contarem o que se passa, disseram-me que se manteria o Parto para amanhã e se houvesse alguma alteração me ligariam ainda hoje.

Passei a manhã a correr de um lado pro outro a deixar a casa impecável e a tratar dos últimos preparativos.

Como não tínhamos muitas fotos da gravidez ontem à tarde resolvemos tirar umas quantas, fica aqui uma pra verem o barrigão!

37s5d


Agora é esperar que não me liguem a adiar o parto e amanhã às 8 da manhã estarei a dar entrada na maternidade! :)

domingo, 7 de outubro de 2012

Faltam 2 dias

Pois é, afinal o tempo nem está a passar devagar!

Terça-feira por esta hora já devo estar em trabalho de parto, com as famosas dores que mais tarde esquecerei e prestes a dar as boas-vindas ao meu filhote!

O maridão já acabou as Vindimas e chegou ontem à noite! Estava cheia de saudades dele e senti-lo por perto deixa-me muito menos nervosa.

Os receios, medos continuam mas agora partilhados a 2 têm muito mais sentido. Ele sente o mesmo que eu e julgo que só assim conseguiremos ultrapassar todo o fernezim que iremos ter nos próximos tempos.

Tenho andado a sentir-me meio constipada, garganta irritada, tosse, especturação e alguns espirros. Já estou a tomar Benuron mas não me parece que esteja a fazer grande efeito.

Hoje é o último Domingo a 2, vamos almoçar a casa do meu pai e mais tarde fazer um passeio e tirar fotos! :)  Já não tiro fotos à barriga à uns meses e não posso deixar escapar estes últimos dias pra guardar de recordação!




quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Os medos...

Hoje acordei meia em pânico! 

Em 6 dias a minha vida vai mudar radicalmente... Será que estou preparada pra todas as mudanças? 
Estarei à altura? 
Será que ele vai gostar de mim? 
Serei eu capaz de ser a mãe que sempre sonhei ser? 
Conseguirei ter mão firme, qd fôr necessário ou irei estraga-lo com mimos? 
Como vai ficar a minha relação com o meu marido? 
Será que vamos conseguir ter a cumplicidade que sempre desejei na educação do Tomás?

Bahhhh :( Dá um aperto cá dentro... Está-me a custar imenso que ele não esteja cá estes dias comigo!!!! :'(


terça-feira, 2 de outubro de 2012

37 semanas


Chegou a 37ª semana! Parece que cheguei à altura em que começo a ver uma luz ao fundo do túnel...
Tendo sido prometido que o parto seria pelas 38ª isto quer dizer que mais uma semaninha e deixo de estar grávida!!! Não vejo a hora!!! \o/

Às 10h30 lá fui eu fazer o CTG, a sala de espera das urgências de obstetricia/bloco de partos dos Lusíadas parecia o Metro em hora de ponta, as cadeiras só davam pra 1/3 das pessoas que por lá andava...

O CTG foi rápido, mas a consulta posterior com a minha médica foi pasado 3hs e picos... Apesar de ter ficado nervosa, enraivecida como já é costume com a espera, desta vez só pensava que é a ultima vez que espero por consulta e só desta forma consegui suportar a espera e consegui acalmar o maridão que já só falava em livro de reclamações! lol

A consulta correu normalmente, fizemos uma eco pra ver como estava o liquido e a placenta, o líquido há mais que muito, mas a placenta já esta muito calcinada, mesmo assim ainda se aguenta.
Seguiu-se o toque e tivemos uma excelente notícia, "o colo já está molinho" o que trocado por miúdos percebi que já está apto para o parto! :P

Foi música pros meus ouvidos, eu já estava preparada pra ir a casa buscar a mala e ficar já lá hoje... lol mas pronto vai ser breve mas nem tanto.

No dia D, 9 de Outubro de 2012, darei entrada no internamento pelas 8h da manhã.

O maridão tem de se ausentar de Lisboa até Domingo e fartou-se de suplicar pra minha "barriga": - Tu aguenta-te Tomás!!! Espera pelo papá!! =)


Agora é aguentar estes próximos 6 dias com a serenidade possível. :P

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

36 semanas

36 semanas...Mais uma semana que passou... uff já só faltam 2!!!!


Dia 24 (35s +6d), foi dia de rumar ao HPP Lusíadas mais uma vez.
Tinha ene coisas pra fazer, comecei pelas enfermeiras que me tiraram algumas dúvidas quanto à mala da maternidade, o rolhão, o rebentamento das águas etc...

Seguiu-se a Eco de monotorização, confesso que estava ansiosa por esta parte visto que como andei a fazer ecos de 15 em 15 dias ter de esperar 4 semanas por esta foi um tormento.
Não estava com grandes esperanças mas só desejava que já estivesse perto dos 2,5kg e assim foi, o Tomás pesa nem mais nem menos do que 2478g e já vai com 45cm.

Ficamos radiantes por vê-lo, o médico foi super simpatico e mostrou-nos a carinha dele, o nariz os lábios, foi giríssimo.

Depois da Eco segui para o CTG, toda a gente se questionava o porquê de fazer Eco e CTG no mesmo dia, mas enfim la tive 30m ligada à máquina e ele como não se mexia muito comi um rebuçado e lá começou a dar pontapés com fartura.

Seguiu-se a famosa espera pela consulta, marcada para as 12h30 mas que pra variar se atrasou e entrei no consultório perto das 14h.
Não estivemos muito tempo lá dentro, a médica viu a eco estava tudo ok, mantém a previsão para o nascimento por volta das 38 semanas, dia concreto ainda não temos. Visto que o papá como tem de ir para as Vindimas do Douro só deverá estar em Lisboa lá pra dia 11.
Dissemos que se fosse preciso vinha mais cedo portanto não sei em como ficamos.

Na próxima terça lá estarei novamente para novo CTG e consulta, esperemos que as coisas evoluam bem, e já que aguentei até agora que se aguente até dia 10 ou 11 de Outubro pra que o papá não tenha de fazer 400km a correr!!!!

Vai ser duro estar 9 dias sem o meu marido anda por cima quando está tão perto o nascimento do nosso filho, mas tem de ser e lá me aguentarei!

sábado, 22 de setembro de 2012

O quartinho do Tomás

Como prometido cá estou eu com fotos do quartinho do meu pimpolho!

O tema como já tinha dito é o Nautico, no entanto por enquanto ainda não se está muito a parecer com o que pretendia de início.

Deparei-me com a extrema dificuldade em encontrar peças de decoração que me agradassem para o quarto, portanto pra já fica assim e à medida que vá encontrando mais umas coisas vou acrescentando.





Espero que gostem! :)

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

35 semanas

Terça-feira passamos o marco das 35 semanas! \o/




Fiquei super feliz por ter chegado a este patamar, o passado recente da restrição de peso às 26 semanas ainda atormentam mas após 9 semanas o Tomás vai ficando cada vez mais apertado no seu T0.
Sinal que ao menos tem crescido bastante.

Ontem fomos ao IKEA comprar umas prateleiras pro quarto do Tomás, o quarto está mesmo quase todo pronto, ando nisto à meses e não há meio de conseguir terminá-lo.

Este fim de semana sem falta vou pôr fotos aqui.

O meu marido com a vinda do nosso primeiro filho lá ganhou juízo e resolveu candidatar-se à Univ pra concluir o curso que à anos que tinha desistido. Desta vez resolveu mudar um pouco e portanto não terá tantas equivalências. No entanto está super feliz na sua primeira semana de aulas.

Eu apesar de no 2º semestre do ano passado ter-me baldado completamente por ser o 1º trimestre de gravidez e estar sempre cansada e mal disposta, consegui passar de ano na mesma e portanto já sou aluna do 2º Ano. Fui às aulas na 3ªfeira mas após 50m já não tinha posição na cadeira.
Avisei o professor do meu estado e que o mais provável é só nos encontrarmos lá pra Dezembro.
Tenho apenas 4 cadeiras este semestre e gostaría mesmo muito de as fazer, no entanto julgo que vai ser bastante difícil acompanhar as matérias e fazer as cadeiras por Exame em Janeiro.
Vamos tentar, depois logo se vê!

Este sábado temos um casamento na Régua... Escusado será dizer que eu adorava ir, mas no estado em que tenho andado não me atrevo a fazer viagens de 400km.
As dores de costas em pé e sentada, o inchaço das pernas pés e mãos estão a dar comigo em louca e julgo que com as viagens ficaria ainda mais inchada. O que faria que não me aguentasse muito tempo no casamento. :(
O marido vai representar-nos e esperemos que chegue inteiro no Domingo, pois 2ªfeira teremos um dia em grande nos Lusíadas com Eco, CTG e consulta.

kisses


sexta-feira, 14 de setembro de 2012

34 semanas e 3 dias

Na quarta-feira foi dia de rumar aos Lusíadas para ter a consulta de rotina (ir de 15 em 15 dias ao hospital já me cansa, mas enfim). Já não estava com a Dra. Ana Paula Maia à 1 mês e tal por estar de férias, e ainda que o Dr. Luís Vicente tenha sido um querido durante as férias da minha médica, prefiro de longe a minha!
Falamos imenso e já delíniamos a estratégia para as próximas semanas.
 
Pois bem, então o DPP era 23 de Outubro, mas apontamos as 38 semanas para o termino da gravidez portanto por volta do dia 9 de Outubro.


 
Faço nova Eco dia 24 (36 semanas) e nesse dia já começo com os CTG's...
 
Falamos bastante sobre o parto ou cesariana e decidimos que vamos tentar o parto e só em ultimo caso passaremos pra cesariana.
A Dra. diz que as hemorróidas não serão impedimento para o parto, qualquer coisa "dá-se um pontinho" (a minha cara ao ouvir estas palavras deve ter sido tipo scary movie) mas lá acatei.
Tudo com epidural, aliás disse logo que 1 não deve chegar vou querer todas a que tenho direito!! Dores de morte é que não! LOLOL

Agora que estou a 4 semanas de ver o meu rebento nos meus braços estou a começar a ficar em pânico! Medo do parto, medo dos primeiros dias, medo de me apetecer fumar compulsivamente enquanto estiver no hospital e quando sair, medo do pós-parto, medo que corra alguma coisa mal, medo de tudo!!!!
 
Sinto-me mega ultra cansada, sempre com dores nas costas, ciática e já com bastantes contracções diariamente, só me apetece estar deitada os dias inteiros e ainda há tanta coisa pra fazer...
 
Hoje sem falta vou acabar de fazer a mala da maternidade. E vou aproveitar que o meu marido cá está pra ver se damos uma volta no quartinho do Tomás. Ontem recebemos mais uns presentinhos para a decoração do quarto:

Mobil
Almofada decorativa no estilo náutico

 
Isto de o pequeno nascer tão perto da altura das vindimas é muito complicado, o meu marido vai ter que se ausentar de Lisboa outra vez para a semana e Deus queira que lá pra dia 26 já cá esteja.
O Tomás lá vai ter de se aguentar até que o papá chegue!!

Enfim.. seja o que Deus quiser ele vem a caminho e nós mal ou bem estaremos prontos para o receber!

terça-feira, 4 de setembro de 2012

33 semanas

A indecisão de quando o Tomás vai nascer já me começa a pôr nervosa.




33 semanas! Ontem dei por mim a pensar que estes quase 8 meses até passaram a correr. Mas claro não me esqueço de todas as tormentas pelo que passei .
Agora já só fica o desejo que as próximas semanas sejam rápidas...

A 5/ 6 ou 7 semanas de ver o meu filhote nos braços a degradação física está cada vez pior. Hoje foi mais uma noite que mal dormi, acordei ene vezes com calor, dormências, má posição....

Muitas queimbras à noite, um peso enorme nas pernas durante o dia, fora as dores de costas.

Ontem fomos buscar o nosso novo carrinho novo! :)
Tinha um Tigra Twintop que só dá pra duas pessoas e trocamos por uma Carrinha Renault Laguna! É gigante comparada com o meu bolinhas, mas é super confortável, perco-me lá dentro com o espaço e apesar de ter 3 anos e picos está como nova!
Sinto-me uma autêntica mamã a conduzi-la!!! :) Já só falta o Tomás no ovo no banco de trás.

Agora é esperar pelo dia 11 pra ter consulta com a minha médica e delinearmos os próximos passos. Estou desejosa de ter um dia específico pra dar entrada na maternidade.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Eco 31 semanas e 6 dias

Após uns dias de ("pouco") descanso na Térrinha lá voltamos pra Lisboa para fazer nova Eco de avaliação do crescimento do pequeno.

O Tomás a pouco e pouco vai crescendo e engordando como um homenzinho.
1,679kg e 41,16cm
Percentil 22
As resistências nas artérias já não existem portanto agora é continuar a repousar (visto que tb já não me sinto em condições de me mexer muito) e continuar com uma boa alimentação.

Foi um alívio apesar de já ser esperado este resultado.
Andava com um filling que ele tinha de estar bem maior, a minha barriga pouco tem crescido mas ele cá dentro cada vez tem menos espaço, mexe-se imenso e cada vez mais se espeta o que até causa alguma dor.

Estamos radiantes e desejosos de o ver ao vivo e a cores!!!

Estas próximas semanas vão ser as mais violentas em termos de não dormir, inchaço dos pés e das mãos, bexiga cada vez mais pequena e desconforto com ele a mexer-se imenso a toda a hora.
Ah pra não falar das contracções que já as sinto à mais de 1 mês e que agora vão começar a ser mais ainda!!

Enfim, mãe sofre pelo seu filhote! loool

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Tratamento a laiser para deixar de fumar

Pensava que já tinha falado do tratamento que fiz em Junho para deixar de fumar...como pelos vistos não falei falo agora:




Descobri este site no início de Junho (http://www.facilitas.net) e pareceu-me ser um tratamento bastante fiável e resolvi apostar nele.
Liguei e marquei para passados poucos dias fazer uma sessão do tal Laiser milagroso que já fez com que tanta gente deixasse de fumar.

Os 90 minutos passaram-se bem e inacreditavelmente, ao contrário de sempre que saio de um espaço fechado, quando de lá saí não me apeteceu puxar imediatamente de um cigarro. Nem tão pouco qd entrei no carro como tb sempre faço.

Apercebi-me que realmente o tratamento fazia efeito, tirou-me completamente a vontade de fumar, estava super tranquila, sem os habituais sintomas de abstinencia (dores de cabeça, dores de barriga, diarreias etc).

Cheguei a casa por volta da hora de almoço, almocei e nada... Não me apetecia o cigarrinho do costume depois da refeição.

Ria-me por dentro e não parava de falar sobre o assunto.

Ah, esqueci-me de dizer que o Rui também fuma, mas apenas uns 10 por dia e que nesse mesmo dia resolveu que iria deixar de fumar sem tratamento.

Escusado será dizer que para ele foi muito mais difícil que para mim! E depois de almoço ele já começava a bufar por todos os lados.

As discussões começaram por volta das 15h e às 17h30 desesperada, irritada, frustrada e desanimada saí de casa e sem que me apercebesse fui direita à Bomba mais próxima comprar tabaco.

O primeiro cigarro que fumei soube-me mal, deu-me nauseas e dores de cabeça. Mas claro, como já tinha provado o fruto proibido claro está que foi fácil suportar esses sintomazitos e fumar mais.

Durante os primeiros 3 dias fumei menos de 10 cigarros por dia, ao 4º dia 1 maço e ao fim de 5 dias já estava no maço e meio novamente.

O tratamento não resultou dizem vcs....
O tratamento resultou, conviver com alguém que deixou de fumar sem tratamento é que me prejudicou.
O tratamento trata da questão física, mas da psicológica temos de ser fortes e aguentar a pressão e não recorrer ao tabaco à primeira contrariedade...

Foi pena só me ter apercebido disso depois!! :(

Portanto, como acredito no tratamento, porque sei que agora conseguirei superar estas adversidades, porque quero deixar de fumar e porque o Tomás merece todas as chances que eu lhe possa dar para crescer e ser mais saudável, QUINTA-FEIRA às 9h lá estarei novamente a fazer o 2º tratamento que espero que seja definitivo!

30 semanas

Hoje chegámos a mais um marco, o marco dos 3/4 de gravidez!!!

Pensar que à 4 semanas estava com receios de nem chegar até aqui e agora que cheguei, os pensamentos estão totalmente diferentes.

Hoje foi dia de rumar aos Lusíadas para ter a consulta após a Eco das 29 semanas. Fui atendida pelo Dr. Luís Vicente, visto que a minha médica está de férias até dia 10 de Setembro (grandes férias!!!!!).

Esteve a Analisar a Eco e apesar do Tomás ter aumentado substancialmente, apenas passou do percentil 16 pro 19,5 e pelos vistos pra ele continua a ser pouco.
A Dra. Ana Paula Maia deixou tudo bem descrito no computador e o Dr Luís Vicente não se fez rogado em me dar na cabeça por causa do tabaco.
Deu-me o ultimato que teria de reduzir pra 10 cigarros por dia!!
Caiu-me tudo!

Não é que essa ideia já não me tivesse passado pela cabeça à meses atrás, mas dita com tanta frieza e no tom que foi dito intimidou-me bastante! :(

Terei de continuar a repousar e com os 1001 medicamentos que já tomo:

1 comp./dia de Cartia para que o sangue fique mais fluido (tomos desde o inicio da gravidez por ser fumadora)
1 comp./dia Matervita Multivitaminico que inclui ferro, acido fólico e mais um 500 ingredientes
3 comp./dia Daflon por causa da circulação/veias
3 colheres 3x/dia de um pó composto de hidratos de carbono - ao qual eu chamo "o pó da engorda", cada colher tem 19calorias e comecei a tomar a partir do momento em que vimos que o Tomás estava com restrição de peso.
1 frasco/dia de Legofer - Ferro, pelos vistos o Matervita não chegava

e agora para animar a festa ainda me receitou:

3 comp/dia de Sedatif - Que é uma espécie de calmante para estados ansiosos e emotivos ligeiros para controlar melhor a questão de deixar de fumar tanto.
1 saqueta durante 2 dias de Fosfomicina - para possível infecção urinária.

Resumindo, neste momento julgo que já bati o record de muitos sexagenários no que diz respeito de medicamentos diários. lol

Depois da descasca e das receitas, lá me deu o aválo para poder viajar de carro e disse que me queria voltar a ver no dia 31 de Agosto e que entretanto terei de fazer análises e nova Eco.

Eu só pensei:
Que BOM! Vou ter de levar com este mais 1x. lol

Esperemos que até lá as coisas melhorem caso contrário até tou com medo da próxima consulta com este homem!! :P

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Eco 29 semanas 1 dia

Então cá vão as BOAS Notícias!!!!
O Repouso e a redução do tabaco deu resultado!!!!! :D

Em 12 dias aumentou de:

Peso 878g ---------> 1155g
Perímetro Cerebral 254,9mm------->272,5mm
Perímetro Abdominal 213mm--------->235,1mm
Comp. Fémur 45,9mm---------->50,6mm
Comprimento 32,13cm --------->35,42cm

Passou de Percentil 16 para 19,3.

E a Resistência da Artéria umbilical diminuiu bastante.

O médico achou que a evolução foi muito boa, está a ficar com os parâmetros quase normais, e visto que somos uma família pequena isto já é normal pra nós.

Diz para continuar com o repouso e daqui a 2/3 semanas repetir.
Ficamos mega, super, Ultra contentes e aliviados.
 
Nos últimos dias o repouso já não foi tanto como se queria e a redução do tabaco também não foi assim tanta, o que me faz pensar como seria se tivesse cumprido tudo à risca. :P
 
Até à consulta de dia 14 vou continuar a repousar e a fumar cada vez menos e entretanto pode ser que tenha ordem de soltura para ainda ir passar uns dias de férias a qualquer lado.


domingo, 5 de agosto de 2012

Consulta de dia 31 de Julho.

Desanimadíssima com as palavras do Dr. que me fez a eco no dia 27, lá fui eu rumo aos Lusíadas à espera de ver uma luz ao fundo do túnel.

Infelizmente a luz que eu tanto ansiava não apareceu.

A dra. esteve a explicar-me as complicações da resistência na artéria umbilical e que se entretanto a cerebral também ficar com resistência ele terá de nascer rapidamente.

Perguntou-me se preferia ficar de repouso absoluto ou ser internada, pois tinha de gastar o mínimo de energias possíveis para que o Tomás aumentasse de peso rapidamente.
Entretanto farei outra eco pra ver a evolução no dia 8 de Agosto (nem chegam a 2 semanas da anterior, espero que se note bastantes diferenças)

Preferi ficar em casa com a promessa que me alimentaria bem, ficaria quieta e iria reduzir no tabaco.
A parte da alimentação acho que estou a cumprir, tomo dos 50 mil medicamentos/complementos e já aumentei quase 2kgs em 5 dias (será que foram algumas gramas pra ele?)
A parte de estar quieta é mais difícil, nos primeiros 3 dias fiquei, mas agora com a incerteza se ele nascerá mais cedo do que previsto tenho andado inquieta e não consigo ficar parar de pensar que tenho de ter a casa mega organizada para a sua chegada.
Quanto ao tabaco, escusado será dizer que é a parte mais difícil, mas passei de quase 2 maços para 1 maço.
Queria ver se nos próximos dias ainda reduzia mais qualquer coisa, mas já acho quase impossível.

Apesar de no dia 8 já saber quase tudo do que o futuro nos reserva, terei de esperar por dia 14 para ter consulta com o Dr. Luís Vicente. E receber novas indicações.

Nestes dias tenho tido um mix de emoções, ora estou super positiva, pensando que a eco foi prematura e que agora às 29 tudo será diferente e que ele terá dado um grande pulo, ora estou mega pessimista e apesar de achar que ele aumentou de peso nesta fase já estará com resistência na artéria cerebral e portanto nascerá ainda em Agosto em vez de 23 de Outubro como era suposto.




terça-feira, 31 de julho de 2012

28 semanas

No dia 27 de Julho (sexta-feira passada) fui fazer mais uma eco  visto que na morfológica estava com incisura bilateral nas artérias uterinas. 
Essa parte ou houve um erro na primeira eco ou tudo melhorou porque já estava tudo bem. 
Entretanto nas medições é que me caiu o Carmo e a Trindade:
Perímetro cerebral óptimo com 254,9mm :)
Perímetro Abdominal mau com 213mm :(
Comprimento do fémur péssimo 45,9mm :(

Ou seja está com 878g e 32,13cm de comprimento, percentil 16 o que é pouco para as 27 semanas. 

Para além dessas novidades más soube tb que estou com resistência aumentada na fluxometria da artéria umbilical e o dr da Eco sugere nova Eco dentro de 2/3 semanas.

Resumindo qd lhe disse que fumava qs me crussificou e disse que acha q é pelo tabaco que tudo isto está a acontecer, antes de saber que fumava não disse nada... mas enfim...
Passei 6ª e sábado deprimidíssima e depois lá resolvi vir à net investigar e sempre fiquei mais animada quando vi que também tem a ver com a genética da família (no nosso caso somos todos pequeninos - Eu - 1.57, Ele 1,65, avós - 1,55 e 1,49 e avôs 1.60 e 1.70), portanto esperemos que ele aumente de peso e de tamanho nas próximas semanas, mas grande já se sabe que nunca será!

Hoje vou à Dra Ana Paula Maia às 14h30 mostrar-lhe a Eco e ver o que vamos fazer nos próximos tempos.
Aflige-me bastante ela estar de férias de 3 de Agosto a 10 de Setembro, nos entretantos vou ser seguida pelo Dr. Luís Vicente, esperemos que até lá tudo corra bem.

9 dias no Algarve

Fomos passar uns dias a Lagos, numa de relaxar e curtir um pouco férias a dois sem gatos, no entanto como o meu pai ainda não está a 100% estes dias foram mais dedicados a fazer-lhe sentir melhor e a transporta-lo para onde lhe apetecia ir.

Foi cansativo e acabamos por não descansar grande coisa.
Passeamos, fomos à praia e acabei por matar saudades dos crepes di Mari que tanto gosto em Sagres.

Cheguei a ter 8 contracções no mesmo dia, a falta de descanso era mais que óbvia.

Aqui fica uma foto do Tomás e da mamã a banhos em águas Algarvias

 

Dia 26 voltamos pra Lisboa visto que tínhamos Eco de avaliação do crescimento, marcada pro dia seguinte .

Quarto do Tomás e Análise da Glicémia!

Anteontem fui a Campo de Ourique em busca de tecidos e papel de parede para o quarto do meu pequenito.

Depois de muito pesquisar decidi que irei decora-lo sob o tema Navy.
Não gosto dos tradicionais azuis bébés que depressa deixam de fazer sentido quando eles crescem, portanto junto o útil ao agradável e faço já o quarto com tons mais vivos (azul escuro, branco, cinza e vermelho).

Vi tecido lindos de morrer, mas que era impensável pagar 98€ ao metro.

Portanto as compras foram:

Papel de parede azul escuro que irei aplicar na parede da cama de grades, fazendo um efeito cabeceira ficando o resto da parede da côr que está (cinza muito claro) e comprei também tecido as riscas azul escuro e branco para fazer os cortinados e algumas almofadas.
Assim que tiver isto pronto começarei em busca de novos tecidos para conjugar o azul com o vermelho e quem sabe no Algarve agora quando fôr de férias consiga comprar cordas e quadros de nós nauticos para compor a decoração do quarto.

No dia 18 de Julho ou seja às 26 semanas e 1dia fui fazer a degraçada da análise da Glicémia.
Fui contrariada pois sabia perfeitamente que não tenho diabetes antes pelo contrário sou hipo-glicémica e portanto é uma análise escusada, mas como estas modernisses so servem pra gastarmos dinheiro lá fui contrariadíssima.

Cheguei lá meio tarde e em jejum, entrei e fui fazer a primeira colheita, de seguida metem-me um frasco de 200ml de uma solução com um cheiro intenso a limão e açúcar. Demorei aproximadamente 25m pra conseguir beber aquela mestela, foi o degredo ia vomitando a cada golo, detestei!

Quando acabei de beber começou a espera de 1h para nova colheita de sangue. Passou-se e lá fui eu de novo... Depois mais 1h de espera e para a ultima colheita de sangue...

Fui pra casa ainda meio enjoada, mas depois de almoçar lá passou.

Os resultados da análise foram os que esperava:  
Não tenho qualquer hipótese de ter Diabetes Gestacionais, estou a baixo de todos os parâmetros!

Enfim... !next :P




sexta-feira, 13 de julho de 2012

25 semanas e 3 dias

Na terça feira fui às urgências dos Lusiadas devido a uma crise hemorroidal.
Sempre as tive e bem grandes mas agora com a gravidez tem piorado imenso.

Pra variar achei o atendimento péssimo fiquei 3hs à espera que a médica que tava de serviço (que por acaso era a minha) atendesse as consultas normais e só depois me atendeu a mim que estava como urgência.

Torturou-me a tentar po-las pra dentro quando lhe disse que não valia a pena que já tinha feito isso e que saem passado segundos... de seguida receitou-me imensas coisas e vim pra casa com a certeza que não poderei ser operada no dia do parto e se isto continuar ou piorar têm de me lancetar até lá!

Resumindo e concluindo se já tinha medo do Parto antes, agora com isto morro de panico, pois com a força no parto imagino que ficarei com o intestino todo de fora e depois não poderei ser operada tão cedo pois como terei costuras à frente não me operam atrás...

Estou cada vez mais tentada pra cesariana, apesar de sempre ter querido parto normal (dizem que é bem melhor no que toca a voltar a ficar com a barriga normal mais depressa).

domingo, 24 de junho de 2012

22 semanas e 4 dias

Na terça-feira fomos à consulta mensal com a Obstetra, já tinha saudades de ver o meu menino. :)

Tivemos a notícia que as minhas análises estão optimas com a excepção das de urina, estou com um bicharoco e ambos temos de fazer um tratamentozito rápido para deixarmos de o ter. :P
Realmente não andava lá muito confortável e já desconfiava que devia ter apanhado uma infecção urinária, assim sendo tem outro nome, mas fico contente por me ter apercebido que havia ali qq coisa.

Na próxima terça (dia 26) vamos finalmente fazer a Eco Morfológica, já ando desejosa, costuma ser mais cedo mas a mim só me marcaram pras 23 semanas. Vou levar um DVD pra registar o momento! :)

Quanto às comprinhas pro Tomás temos andado mais comedido.
Já fomos buscar o carrinho e o Ovo.


Optamos pelo High Treck da Bébé Confort, é gigante mas o papá quando viu as suspensões e o travão de mão fincou pé e tinha de ser este. O ovo optamos pelo Cabrio da Maxicosi.

O quarto ainda está todo meio desarrumado, assim que tiver a decoração de tecidos e o papel de parede tiro umas fotos pra verem!
A decoração vai ser sob o tema Navy! Azul e branco e apontamentos de vermelho.

domingo, 3 de junho de 2012

Evolução da barriga da mamã

Prestes a chegar a meio da gravidez (20 semanas), resolvi organizar as fotos e ecos que tenho vindo a guardar.

Aqui vai a uma foto-montagem da evolução da barriguinha:



Esta semana comecei a sentir a pele e principalmente os abdominais a esticarem, é uma espécie de sensação que tudo se está a esticar por dentro. Não dói, mas faz uma certa confusão.
O Creme Barral tem sido o meu melhor amigo, vamos lá ver se dá resultado e não fico com mais estrias do que as que já tinha antes de engravidar.

O quartinho do Tomás está a ficar quase pronto, pra próxima semana já devo colocar aqui umas fotos. :)

O Tomás tem-se portado lindamente, mexe-se qb, principalmente depois de eu comer, e à noite gosta sempre de se chegar todo para um lado para que o papá o veja, já que fica tipo um bico na barriga. heheh

Para quem dizia que não estava nada a gostar de estar grávida, esta semana comecei a gostar mais, visto que agora não tenho tido grandes sintomas e começo a habituar-me as 500x que vou ao wc aliviar a bexiga.
Não dormir as noites seguidas também já começa a ser como que uma rotina, julgo que é o organismo a habituar-me para depois quando ele nascer não me canse tanto a acordar de 3 em 3hs.




quarta-feira, 23 de maio de 2012

Prémio Mãe Blogger

Tive conhecimento deste passatempo da Saúde CUF e resolvi inscrever-me!





Vamos lá ver se tenho sorte, os presentinhos vinham mesmo a calhar!!! :)

18 semanas

Olás,

Ontem foi dia de rumar ao HPP Lusíadas pra nova consulta, desta vz fui sozinha... :( O marido tinha de trabalhar portanto só eu é que disfrutei das gracinhas do Tomás.
Foi tão engraçado a eco, ele disse adeus, apontou com o dedo pra nós quando se virou, quase me caia uma lágrima.
O pai ficou cheio de pena de nºão ter assistido aos primeiros pontapés e a estes acenos, mas lá terá oportunidade daqui para a frente.

Tenho tido umas semanas menos boas, chegando ao ponto de dizer que estou  detestar estar grávida.
Amo muito o meu filho e estou desejosa de o ter nas mãos, no entanto este tempo de espera é horrível, os sintomas, as fraquesas, o pouco controle no nosso corpo irritam-me!

O quartinho está a ser montado, o carrinho e ovo decidido só falta ir buscar. As roupinhas, parámos por uns tempos de comprar pois agora achamos que é tudo muito fresco e ele só nasce em Outubro.

Em suma estamos a chegar a meio da caminhada e já só desejamos que o verão passe depressa!!! :D



sábado, 28 de abril de 2012

Novidades...

Tenho estado ausente, pois andei quase 3 semanas com umas enxaquecas horríveis.

Tentei reduzir e até deixar de tomar o Nausefe desde as 12 semanas e pelos vistos foi uma péssima ideia, pois fez com que tivesse imensas dores de cabeça, ao ponto de ao fim do dia quando já não aguentava mais vomitava!

No dia 18 de Abril foi o meu aniversário! Completei os 31 anos e nada melhor do que faze-lo mais acompanhada.
Foi um dia simpático (apesar das dores de cabeça), maioritariamente recebi presentes para o bébé ou para mim como grávida! Mas não faz mal, estou cada vez mais próxima de ser mãe e portanto ele ficará sempre em primeiro lugar.

No dia 24 tivemos consulta com a nossa obstetra (Dra Ana Paula Maia), já não a víamos desde a 8ª semana e nada melhor que ir visita-la.
O dia foi um pesadelo, a nossa consulta era às 11h mas não sei bem como deixa-mo-nos dormir e só chegamos aos Lusíadas as 11h40.
Qd chegamos ainda não tinham atendido a pessoa antes de mim, portanto cheguei muito bem a tempo, no entanto teimaram em deixar passar toda a gente que chegou antes da hora. Mais tarde apercebi-me que a minha médica também estava a atender pacientes do Dr. Neves (pois ele foi de férias), o que me deixou transtornada e para me irritar ainda mais qd finalmente chegou a minha vez a Dra. sai disparada do consultório para ir fazer uma cesariana de urgência.
Resumindo foram 6hs de espera!

O marido deitava fumo pelas orelhas, eu já não tinha posição na cadeira, já me doía tudo!

Enfim, depois de sairmos do consultório, já nos tínhamos esquecido do tempo de espera, ver o nosso menino na eco é sempre um carregar de energias.
A Dra. não conseguiu confirmar o sexo, visto que ele estava envergonhado, ou cruzava as pernas ou se virava de costas, de resto está tudo optimo com o menino e com a mamã também.

Com as dores de cabeça acabei por perder o apetite e portanto das 12 para as 14 semanas até perdi 1kg e assim sendo até ao momento ainda só engordei 3 kgs.

O tabaco continua a ser um grande problema, não reduzo e nem sequer tento reduzir, mantendo-me nos 25/30 cigarros por dia. É um exagero e cada vez que penso nisso fico muito em baixo, desejando por tudo que o Tomás não sofra consequências deste meu maldito vício.
Tinha prometido a mim mesma que chegando aos 4 meses teria de estar nos 10 por dia, espero que durante a próxima semana consiga de uma vez por todas reduzir.

Acho que por hoje é tudo, no próximo post meto umas fotos das coisinhas que tenho comprado pro baby.
Kiss kiss goodbye

terça-feira, 10 de abril de 2012

Rastreio das 12 Semanas

Hoje foi dia de rumar aos Lusíadas novamente para fazer o Rastreio da prega da nuca.

A consulta atrasou-se um pouco, mas nada que não se suportasse bem.

De acordo com a observação temos baixo risco de Trissomia 21 - 1: 848 Foi um alívio ouvir estas palavras!!!
De qualquer forma iremos à consulta com a Dra Ana Paula no dia 24 para que ela nos descanse de vez.

Estávamos ansiosos em saber o sexo e portanto sempre que o Dr passava na cintura eu ia olhando muito atenta para ver se via alguma coisa. No fim não resisti e perguntei se já teria uma ideia do sexo.
Ele apontou para o monitor e perguntou-me:

O que vê ali?


Eu olhei para o meu marido e receosa respondi:
 - Aquilo não é uma pilinha?

Ele respondeu que não pode dar já a certeza absoluta por ser cedo, mas como até fomos nós que detectamos é porque está bastante evidente!

O meu marido pareceu que começou a flutuar pelo consultório, o sorriso de orelha a orelha era gigante! :D

Resumindo e concluindo não será uma Francisca e portanto agora é procurar um nome de rapaz consensual :P


sexta-feira, 6 de abril de 2012

11 semanas e 5 dias

Já só faltam 4 dias para a Eco de rastreio das 12 semanas.

E estou desejosa que seja terça!!!! :)

Nos entretantos fui ao Centro de saúde arranjar medica de família e tratar da isenção, aproveitei e já fiz o Boletim da grávida e a médica acabou por me mandar fazer algumas análises, visto que desde que estou grávida não fiz mais nenhumas.

Os dias passam devagar, os sintomas maus custam a desaparecer...

Mantenho a fadiga, sono, azia e quase todos os dias dores de cabeça.
Reduzi o Nausefe e julgo que dentro de dias posso deixar de o tomar.

Estou cada vez com menos vontade de ir às aulas à noite, este semestre tenho me baldado imenso, espero que o próximo trimestre seja menos doloroso pra ver se não chumbo!

O tabaco vai de mal a pior. Mantenho a média de 20 e picos por dia e nem sequer faço grande esforço por fumar menos, é uma vergonha, mas é a realidade!
Nos dias em que fumo mais ainda, fico com mais dores de cabeça e cansaço.
Não sei o que preciso para começar a tomar consciência que tenho de reduzir o tabaco! Odeio cada vez mais esta situação e nada faço para mudar! GRRRRR :'(

Não sinto grande apoio da parte do maridão, não me controla, nem me chateia qt ao tabaco ( o que agradeço), mas ao mesmo tempo não sei se me chateasse mais, eu reduziria qualquer coisa... uma coisa é certa íamos discutir e ao menos assim não discutimos.

Ando farta de estar em casa, mas ao mesmo tempo não tenho forças ou vontade de fazer nada!
Ando deprimida! :(

Enfim esperemos que a Eco das 12 semanas me anime e que esta gravidez continue a correr bem!





quarta-feira, 28 de março de 2012

10 Semanas e 3 dias

Hoje foi o dia de ir fazer as análises de rastreio do 1º Trimestre.
Lá rumei aos Lusíadas como é costume, mas desta vez enquanto tirei sangue fizeram-me um questionário.

Pelo que percebi com estas análises e com a Eco que vou fazer dia 10 saberei com mais certezas as probabilidades de haver deformações, trissomias etc.

Confesso que tudo isto me causa alguma ansiedade, depois deste processo todo o bebé não ser saudável mete-me mesmo muito medo!

Hoje testei não tomar o Nausefe À noite e de manhã, o que foi uma tremenda estupidez, porque mal comi fiquei mal disposta pro dia todo e as dores de cabeça que tinha desde ontem ainda não passaram.

O tabaco lá vai, 20/18/16/30/28 por dia... vai dependendo, mas ao menos já começo a marterizar-me menos, não posso de forma alguma fumar e ao mesmo tempo ficar ansiosa, porque assim estou a fazer mal a dobrar ao baby.

Estou esperançosa que vou conseguir reduzir mais um pouco depois da Eco das 12 semanas, os 10 por dia era mesmo o ideal.

Este fim de semana fui à terrinha visitar os Sogrinhos, os 380km custaram-me um bocado, apesar de ter parado 2x pelo caminho, quando lá cheguei estava cheia de dores nas costas e sentia as pernas um pouco inchadas.

A viagem de regresso foi melhor, acho que vir a conduzir deu mais resultado.
A visita de 3 dias/4 noites, deu pra matar saudades das francesinhas e dos petiscos da Sogrinha e para fazer a descoberta do berço do meu marido!

Amei a cestinha e claro está que após 28 anos vou reutiliza-la!! :)


quinta-feira, 22 de março de 2012

9 semanas e 4 dias

Heis que comecei a perceber o que a minha médica queria dizer com: "você agora vai sentir-se mais sensível e chorar por tudo e por nada"! Na altura confesso que até gozei com a situação.. Eu?? nahh

Pela boca morre o peixe!! e pois é ontem fui almoçar com as amigas e mais tarde uma delas teve de me ir levar a casa e desde as 17 às 22h estive nonstop numa depressão horrível!

O tabaco e a falta de motivação para o deixar estão a deixar-me hiper-deprimida.
Sei que estou a prejudicar esta gravidez, ao ponto de já nem me sentir digna de ter conseguido que tudo desse certo à 1ª! :(

Chorei, chorei, chorei!! E no meio da choradeira apercebi-me que até o facto de já ter engordado 4kg me está a incomodar!

Que ódio, que raio se passa comigo!!! Estas hormonas estão a matar-me!

A Obstipação tb me está a preocupar, fico com uma barriga gigante que parece que já tenho 4 meses e ainda nem 2 e meio tenho...

Lidar com o Toxoplasmose tb não está a ser fácil, estava convencida que era imune e afinal não sou e comer carne bem passada é um tormento!

Este fim de semana vou à terrinha, vai ser a 1ª viagem que vou fazer, espero que corra tudo bem!

sexta-feira, 16 de março de 2012

2ª Eco ( 8 semanas e 4 dias)

Ontem foi o dia de rumar novamente ao HPP Lusíadas para fazer a 2ª Eco.
Estava tão ansiosa que apenas dormi 3hs e às 10h e picos já lá estávamos.

Depois de 2hs de espera pela nossa vez ( que fiquei de rastos e meio farta que isto esteja a acontecer) lá entrámos no consultório da Dra Paula Maia.

Falámos um pouco e de seguida lá fomos fazer a eco.
Neste momento já está na fase feijãozinho!! :)
É lindo não é??



Curiosamente até se conseguiu ver os bracinhos e aparentemente está tudo óptimo com a nossa, agora, FEIJOCA! :)

Levei novamente a rebocada por causa do tabaco, o meu maridão fez questão de fazer queixinhas à Dra. e eu lá tive de ouvir novamente todos os inconvenientes que podem surgir devido ao excesso de tabaco....

Estamos muito contentes por estar tudo a correr com normalidade e apesar de adorarmos a médica julgamos que vamos seguir pra outro obstetra, visto que as horas de espera nos Lusíadas já começam a fartar.

Vamos manter-mo-nos por lá até às 12 semanas e depois seguimos para outro lado.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

1ª Eco (6 Semanas e 3 dias)

Hoje foi dia de rumar ao HPP Lusíadas pra fazermos a 1ª Eco.
A ansiedade era tremenda, estava cheia de medo de ter Ovo cego ou ectopica ou já nem ter nada...

Felizmente lá vimos um saquinho com a visicula vitelina e uma luzinha a piscar a que a Dra nos informou que se tratava do coração! :)

Pelas medições vai com 3.3mm  :)

Eu fiquei meio apática e até um pouco triste qd me apercebi que só era um, só perguntava: "Então e o outro? Então e o outro?"

O Outro muito provavelmente saiu sem grandes cerimónias e deixou ficar este campião!!!

Estamos muito felizes e os avós mais ainda! :)


segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Bodas de Algodão (2 anos)

Faz hoje 3 anos que conheci a minha cara metade e passado 1 ano na companhia da família e amigos dissemos o Simmmm!!!! :)


Não podendo comemorar já a possível gravidez (visto que só sabemos se está tudo bem na Eco dia 29), hoje comemoramos estes 3 anos de união e 2 de consagração! :)

Everyday I love you more!

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O cansaço da espera pela Eco das 6ª semana

Após 9 dias sem dar notícias hoje resolvi vir aqui abrir o meu coração.

Sou uma priveligiada por até ao momento não sentir nenhum sintoma "mau", no entanto a espera pela Eco começa a ser insuportável (bem pior do que pelo Beta).

Não me sinto minimamente grávida, a ansiedade é a dobrar e fumo que nem uma louca!

Desde a véspera do Beta que já vomitei 4x, quase sempre depois do almoço ou jantar, depois das refeições começo a ficar com uma espécie de saliva grossa que me dá vómitos e mediante os cheiros vomito ou não.
Tenho dúvidas que sejam da gravidez, imagino sim, que seja uma espécie de expectoração por causa do tabaco.

Muito sinceramente começo a duvidar se conseguirei reduzir ou mesmo deixar de fumar, será que conseguirei assim que fizer a Eco e souber que está tudo bem?
Rezo para que sim, gostava mesmo muito de enjoar ao tabaco, ou por e simplesmente ter força de vontade para o deixar!!

Os nervos, a ansiedade cá em casa andam ao rubro, estamos ambos prestes a ter um ataque o que causa um certo mau ambiente e as discussões começam a ser uma constante.

Ontem fui almoçar com as amigas à beira mar, foi delicioso, o almoço foi dos piores alguma vez vistos, o  serviço da Capriciosa deixou mesmo muito a desejar, mas a companhia, seguida da tarde na esplanada, ao sol, com uns geladinhos e uns crepes pelo meio deixaram-me de baterias carregadas para aguentar mais uns dias de espera!

Agora é tentar ser mais paciente rezar que estes 5 dias passem depressa e ter esperanças que tudo corra pelo melhor!