sábado, 28 de janeiro de 2012

Do desejo de ser Mãe...até ao pesadelo da Infertilidade.

O desejo por ser mãe já remonta aos meus 18 aninhos, nessa altura foi quando comecei a pensar "no que queria ser quando fosse grande", e desde logo a minha profissão de eleição era Ser Mãe!
Esse desejo talvez se tenha desenvolvido devido a ter tido a minha mãe em casa durante a minha infância e puberdade.

Quando tinha 19 anos engravidei, nessa altura, vivia com um namorado, estava desempregada a viver de mesada dos papás e não me pareceu de todo a altura ideal para pôr um filho no mundo. Juntando a pressão de me decidir em 2 dias o que fazer, optei pela IVG.
A decisão em si não me custou muito, mas as dores que tive nas condições em que o fiz, fizeram-me crer que tinha sido uma decisão errada... Jurei alí mesmo que se engravidasse de novo, mais valiam as dores do parto que fazer um aborto de novo!!!

Os anos passaram, os relacionamentos também, e heis que com 27 anos conheci o meu príncipe encantado (que me fez trocar a Capital pela Capital do Vinho do Porto), que me levou ao altar passado um ano.

Somos duas pessoas muito parecidas em muita coisa e totalmente opostos noutras, no entanto o desejo de ter um filho sempre foi um desejo comum e desde cedo do nosso namoro que não tomávamos qualquer precaução.
Os anos foram passando até que após 2 anos de tentativas resolvemos ir ao médico de família fazer exames.

O médico, tal como todos os médicos, começam por fazer exames à mulher e quando os mesmos dão normais, é que se viram para o homem. Nessa altura e ainda saber qual o problema que tínhamos, simpaticamente informou-nos que já éramos considerados um "casal Infértil"!
Pelos vistos basta estar 2 anos sem conseguir engravidar que se fica logo com esse rótulo!

O espermograma que o meu marido fez deu um resultado nada animador, e o médico encaminhou-nos para consultas de Infertilidade no Hospital de Vila Real.

Naquela altura respirei de alívio pois finalmente sabíamos que havia algo de errado connosco e não era eu que estava a ficar maluca ou stressada demais e portanto não conseguia engravidar por isso....

Os meses foram passando e lá fomos à 1ª consulta, ao qual saímos de lá sem saber muito bem o que tínhamos e com uma batelada de exames para fazer... Nessa altura o stress começou a apoderar-se de mim, pois sabia que qualquer tratamento teria de ser feito no Porto e em Vila Real só estávamos a perder tempo.

Em Junho comecei a pressionar o Maridão que era melhor virmos viver pra Lisboa, pois estava convicta que em Lisboa tínhamos muito mais acesso a tratamentos convenientes pro nosso caso quer no público quer no privado.

Feitas as mudanças fomos à nossa 1ª consulta no HPP Lusíadas em Outubro.
A meio da consulta o nosso mundo desabou... estávamos convictos (pela pesquisa que tínhamos feito) que o nosso caso não era assim tão mau, e portanto uma IIU ( inseminação intra-uterina) bastava (o que em Euros representava apenas 400€). No entanto, só nesse dia é que demos conta que afinal o meu marido apresentava o diagnóstico de OligoTeratozoospermia (que em português quer dizer que para além de poucos espermatozóides, apresentava apenas 2% de formas normais) sendo o tratamento adequado para o nosso caso a ICSI (Intra Cytoplasmic Sperm Injection) - ou seja uma Fertilização in vitro com micro injecção.

Começamos a ver a nossa vida a andar para trás, esse tratamento era 3000€ fora medicamentos, consultas, ecos e afins, o que poderia calmamente chegar aos 4000€ ou mais.

Fomos para casa desanimados, revoltados pelo hospitais públicos terem as filas de espera intermináveis e tristes pois sem ajuda jamais poderíamos fazer o tratamento no privado!

No dia seguinte resolvermos pôr os nossos pais a par da situação em que nos encontrávamos e qual não foi o nosso espanto quando todos nos deram o maior apoio do mundo e nos confortaram com a ajuda para o tratamento!

2 comentários:

  1. :))))))))))
    Já me puseste a choramingar com o teu relato tão sincero, tão aberto e tão sentido! :)

    E corajoso pela sinceridade com q contas sobre a tua IVG!... Não é fácil falar-se disso assim, mesmo qd a razão nos acompanha em todos os sentidos com essa decisão!! Lamento q tenhas passado tão mal com isso... Há formas e formas de fazer IVG e algumas muito pouco humanas. Enfim, felizmente o q importa é q o teu utero e tudo ficou bem! ;)

    Desejo q encontrem nos Lusíadas a realização do vosso sonho, tal como eu parece q encontrei! É um sítio maravilhoso para serem seguidos e um dos mais baratos, o q ajuda! :)

    Qq coisa, apita! Estou por aqui!!!

    Beijinhos e BOA SORTE!!! :)))

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelas tuas palavras! :)
    Já foi tudo à tanto tempo que começo a desvalorizar o sofrimento que tive na altura! Custou, mas passou e bola pra frente...
    Apesar de ter sido doloroso (pq não quis anestesia), foi tudo muito bem feito e não fiquei com mazelas nenhumas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar