sábado, 28 de janeiro de 2012

As injecções, as análises do Estradiol e as Ecos...

Começo por dizer que não me considero, de todo, piegas, nem tão pouco tenho medo de agulhas.
Dito isto... as injecções foram uma aventura!! lol

A primeira vez julgo que só injectei metade, pois o resto ia ficando pelos frascos.. O liquido, os 2 frascos de pó, ter de fazer as misturas e andar de um em um tiráram-me por completo do sério e como a habilidade com as seringas também não é o meu forte, acho que a 1ª é sempre inesquecível, quanto mais não seja pelas gargalhadas que invadiram a minha wc!



Passados 4 dias de injecções, chegou o dia da 1ª Eco, estava ansiosa, dormi apenas umas 3/4hs, queria saber se aquelas injecções "maléficas" estavam a sortir efeito e se aqueles sintomas que estava a sentir (parecia que sentia os meus ovários a fazer pipocas!) tinham sentido ou não...

Feita a análise no laboratório rumei às consultas externas para ser atendida pela minha médica (ela nesse dia estava lá em vez de estar na PMA como é habitual), o atendimento foi rápido como é costume, examinou-me fiz lá a contagem e as medições que era suposto e pôs-me a andar com a indicação que mais tarde a enfermeira me ligaria a informar se manteria a dose de Menopur e quando começaria a injecções de Orgalutran.

Fui pra casa meio desanimada com a falta de informação, fiqui sem perceber o que ela queria dizer com "matéria prima não falta", "temos de ter cuidado com a hiper estimulação"... Por volta das do meio dia a enfermeira lá me telefonou, a dar as informações adicionais (manter a dose de Menopur às 20h e começar o Orgalutran na 4ªfeira às 8h) e coitada foi bombardiada com a minha frustração e lá me disse que tinha 8 óvulos (4 em cada trompa) e que "nenhum era mais malandreco que os outros". Pronto, lá fiquei mais animada, 8 já é um número considerável, e queria dizer que estavam todos a crescer ao mesmo tempo.




A 4ª feira chegou e com ela mais uma ida ao HPP Lusíadas. A rotina começa, 1º a análise depois segui pra 2ª Eco (desta vez no PMA), a Dra. Ana Paula pelos vistos estava ocupadíssima e sem gabinete, então atendeu-me a correr, viu que estava tudo ok, lá me disse que em principio a Punção seria na 2ª feira, mas que 6ª feira me queria ver de novo.

Fui pra casa novamente desanimada por não saber medidas dos folículos, nem do endométrio, nem tão pouco se o Estradiol estava com valores aceitáveis e aguardei serenamente que a Enfermeira me animasse com o seu telefonema do costume.
A enf. Ana lá me ligou, informou-me que deveria de manter a tudo igual até sexta e mais nada.
Bolas fiquei deprimida, estava com a esperança que me desse mais algumas informações, mas não, lá terei que esperar por sexta-feira para saber mais alguma coisa...


7h da manhã já estava de pé, É HOJE QUE VOU SABER TUDINHO!!!

Às 8h lá estava como de costume no laboratório, depois segui para a PMA para ser atendida pela Dra. Ana Paula Maia. Fui informada que aos médicos estavam todos numa reunião e que depois ia haver alguns blocos, ou seja, isto trocado por miúdos queria dizer que mais uma vez a minha consulta ia ser tipo relâmpago!
Resolvi ir fumar um cigarro enquanto esperava e quando voltei depois de já estar à 15m à espera qual não é o meu espanto a Maria (sra da recepção) não me viu e mandou entrar um casal à nossa frente!
O maridão já espumava eu já só pensava, queres ver que depois vai pro bloco e ficamos à espera?
Passados 25m o tal casal sai e somos logo chamados, uma enfermeira entrou ao mesmo tempo que nós numa de apressar a médica pois já estavam no bloco à sua espera. Fizeram a medição dos óvulos a meias, passou-me uma receita para a eventual troca de medicamento e disse, até segunda!
Sai da sala olho pro relógio e tinham passados 7m!
Fique estarrecida!! Incrível isto é pior que as filas do talho, é sempre a aviar!
Segui pro balcão da Maria para pagar o "aviamento" e marcar a punção pra 2ªfeira, ao qual fui informada que já seria a 3ª Punção ( ou seja o tal casal que entrou à minha frente ainda faz 1º que eu!).

Porreiro, tenho de lá estar às 8h mas como só somos os 3ºs o mais provável é ficar em jejum até ao 12h à espera da minha vez...

6 comentários:

  1. E depois, e depois? LOL!!!

    As primeiras injecções são sempre uma aventura! ;)

    É bom levar este caminho a rir e em boa disposição! Gosto disso!!! :D :D

    Beijinhos BOA SORTE!!! :)

    ResponderEliminar
  2. Julgo que não leste até ao fim... lol ainda estava a escrever, mas como sou novata nisto publiquei antes de estar completo por engano! :P

    Beijinhos à minha seguidora número 1!!! :D

    ResponderEliminar
  3. LOL! Fui mais rápida q tu! LOL! AInda n tinhas terminado o post qd vim ler e comentei!

    De facto, relatado assim, tens sido atendida a correr... Isso é chato, mas qto à info, acho q é mesmo decisão do hospital. O meu médico tb n se alarga muito em descrições e em falar de medidas ou números ou qq coisa. Temos q o espremer se queremos ter essa info. De qq forma, nas ecos, ele sempre fez um relatório q tinha a medida do endométrio e os folículos (mas estes só por alto!!), podes insistir com a tua médica q precisas e gostavas de ter mais info.

    Tb depois da punção, esperava q me falassem dos embriões e o médico apenas dizia q são bons. Só ao fim dos dois primeiros ttt é q decidi q n podia ficar mais sem info e apertei com ele e ele lá me contou tudo. NEste último ttt fui sempre fazendo as perguntas.

    Acho q eles preferem q n estejamos demasiado informadas, para n sermos daquelas pacientes a stressar e a ir À net buscar infos q por vezes são enganadoras, mas para nós às vezes é pior n saber nada... Claro q o meu marido nunca achou necessidade de ter mais info a n ser se estava tudo a correr bem ou n! ;)

    De resto, qto à ordem da punção, no meu caso nunca foi por ordem de inscrição. N sei bem qual foi a opção do médico, ele nunca disse, mas tive a sorte de ser a primeira das duas vezes. De qq forma n te enganes. Pelas 8:30 és encaminhada para a camarata da convalescência e tenho a certez q pelas 12h já fizeste a punção mesmo q sejas a 3ª! O procedimento em si é muito rápido e só precisam limpar o bloco entre procedimentos. Depois é rápido!

    Tb estive no hospital nessa 6ª fatídica... Estava uma confusão!!! Entre a reunião de médicos e a punção a minha consulta foi atrasada mais de 2h!... Foi a única vez q me aconteceu em mais de 7 meses a ir regularmente aos Lusíadas, pelo q n me parece q se vá repetir muito!

    De qq forma, agora q tudo passou, deixa para trás e descansa! Parece q o teu tratamento está a correr tudo bem e agora vais passar pelo mais complicado: a punção. Prepara um monte de gelatina para comeres nos dias seguintes e bebe muita muita água para ajudar à recuperação e evitares a hiperestimulação. Faz tb uns dias de dieta hiperproteica. E descansa, descansa, descansa. São os meus melhores conselhos para o q aí vem!

    Procura evitar situações de stress e faz de ti a rainha e centro do mundo, sem preocupações com mais nada q tu e o teu corpo... Eu acho q o meu 1º ttt acabou em bioquímica pq estava mto stressada com coisas do trabalho, mas tb com o ttt em si....

    Beijinhos muito grandes e qq coisa estou aqui!!!

    ResponderEliminar
  4. Descanso antes da punção, depois da punção ou depois da transferência?

    Hiperestimulação? ainda não passei essa fase??
    Ai meu Deus, é o que eu digo, são tão rápidas as consultas que há sempre informação que falta!

    Pensava que a proteína era só depois da transferência..

    ResponderEliminar
  5. Já agora Euinha, Parabéns pelos 34 aninhos! :P
    Imagino que este dia tenha sido especial, agora que o teu sonho se está a concretizar...
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  6. Descaso depois da punção! E depois da transferência. Mas depois da punção tb! É muito importante q o teu corpo recupere o máximo possível até à transferência desse procedimento q é sempre algo invasivo! Espero q corra tudo bem e q venhas de lá +/- como vim desta minha última! Na primeira como tive muitos ovócitos e hiperestimulei depois, passei bastante mal... Mas isso NÃO vai acontecer contigo.

    Depois da punção ainda tens uns dias em q podes hiperestimular, sobretudo depois das transferência. Porque ficam sempre alguns folículos mais pequenos q n são retirados na punção e com as hormonas, podem crescer e é isso q provoca as tais dores e a hiperestimulação.

    Mas faz como te digo: bebe muita água, dieta hiperproteica e muita gelatina, desde a punção e até uns dias depois da transferência. Isso ajuda a restabelecer o corpo da punção e tb a combater a hiperestimulação. O meu médico da primeira vez até me mandou comprar uns pós na farmácia q são proteínas e q eu devia tomar 2 dias... mas isso só devem mandar qd há fortes riscos de hiperestimulação e da primeira vez infelizmente passei por isso....

    O meu médico tb n me informou de nada disto! ;) Eu digo-te pq passei por isso e gostava q me tivessem dito. Assim n é surpresa para ti!;)

    Ah! Tb há quem diga q qd fazes hiperestimulação tardia, tipo uns 8/10 dias depois da transferência é bom, pois significa q o embrião implantou e está a produzir hormonas q provocam essa hiperestimulação. MAs eu n passei por isso tive o meu positivo na mesma. Eu diria q o melhor é n passar por isso. A hiperestimulação é MUITO desconfortável e pode ser perigosa nos níveis piores (q eu, graças a Deus, n tive!!).

    Hoje o meu dia foi mágico! Mais porque o meu marido foi muito carinhoso e me organizou surpresas desde a meia noite e ao longo do dia, do que pelo outro motivo. Claro q falámos de bebés e sexo e nomes e etc., mas eu prefiro n falar de nada disso por enquanto e n sonhar demasiado. Tenho muito mede de voltar a ter más notícias de novo... Tem sido tão atribulado, q n me quero entregar a 100% ao sonho... Embora seja uma estupidez pq vou sofrer horrores na mesma caso tenha as novidades más... MAs n consigo reagir de outra forma!

    Mas agora coisas boas!!

    Tb te hei-de dar conselhos para o pós-transferência. Eu apertava com ela para me dar baixa. Na primeira vez ele n me deu, mas agora pedi e ele passou logo, até ao dia do Beta. Se puderes, faz o mesmo e descansa muito muito muito, mas sobre essa fase falamos depois! ;)

    Beijinhos e muito obrigada!!

    ResponderEliminar