sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Resultado da Citologia

Ontem a Enf. Dora ligou-me a dizer o resultado da citologia que fiz na ultima consulta.

Depois da descoberta do Mioma esperava um resultado animador, mas foi o contrário.
Ligaram-me dos Lusíadas a dizer que encontraram alterações nas células do colo do útero!
Fiquei logo em pânico.
A enfermeira disse que a minha médica ao ver o resultado me encaminhou para uma consulta em Janeiro com outra médica para fazer mais exames!
Mais em pânico fiquei...
Na minha pouca experiência "alteração de células" é sinónimo de cancro!!! :(
Como sou fumadora e ja tive o vírus do HPV estou englobada nos grupos de risco e mais propença a ter cancro no colo do útero...
Chorei... chorei como se não houvesse amanhã.. olhava para o meu filho e ainda chorava mais!
Será possível que depois de um ano em que quase tudo correu bem (o tratamento, a gravidez, o nascimento do Tomás super saudável...)agora teria de terminar o Ano em desgraça?
No dia seguinte fui buscar o resultado para poder investigar o que é que lá dizia...

Resultado:
Anómalias das células epiteliais:
Células Pavimentosas atípicas:
"ASC-H" (não se pode excluir alto grau)

Durante a investigação pela net fui ficando mais descansada, independentemente de ser um diagnóstico pré cancro, é "potencialmente tratável e curável" e na maioria das mulheres desaparece sem se fazer nada...

Imagino que a consulta só tenha sido marcada para Janeiro precisamente por isso, pra ver se entretanto tudo passa!

Mas como é que eu vou conseguir passar o Natal, Passagem de Ano até dia 8 de Janeiro sem pensar nesta desgraça que me pairou em cima?

Terei eu posto um filho no mundo para o abandonar tão cedo?
O meu marido apesar de não demonstrar está aterrado de medo também...
Augura-se um mês bastante tenso, até se ir à consulta de dia 8 de Janeiro.... :(



3 comentários:

  1. Sei que a ansiedade não é fácil de controlar, mas tenta aproveitar o teu filhote sei te angustiares antecipadamente...

    Quanto ao mioma não te stresses que eu mesmo antes de fazer tratamentos já tinha um. Desde que comecei os tratamentos e com a gravidez não evolutiva que tive ni inicio deste ano, esse já cresceu consideravelmente (já tem 4.6 cm) e já me apareceu um outro... para já os médicos preferem não operar... estou novamente a fazer tratamento, vamos ver se desta ele não cresce mais ainda...

    Não conseguirás antecipar a consulta ou ter uma 2ª opinião com base nos resultados que tens? Talvez te ajudasse falar com um outro médico...

    Estou a torcer para que não seja nada, e sendo, que não seja nada complicado.

    Beijinhos grandes
    Carla

    ResponderEliminar
  2. Olá Carla,
    Obrigado pelo teu testemunho. Espero que o teu Mioma não cresça e que o teu tratamento corra às mil maravilhas!
    Vou esperar pacientemente por Janeiro, nessa altura farei os ditos exames necessários e esperemos que já esteja tudo ok nessa altura.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Há de correr tudo bem! Mais um obstáculo a ser ultrapassado, apenas isso. Boa sorte e vou estando atenta às tuas novidades. Um beijinho

    ResponderEliminar