terça-feira, 31 de julho de 2012

28 semanas

No dia 27 de Julho (sexta-feira passada) fui fazer mais uma eco  visto que na morfológica estava com incisura bilateral nas artérias uterinas. 
Essa parte ou houve um erro na primeira eco ou tudo melhorou porque já estava tudo bem. 
Entretanto nas medições é que me caiu o Carmo e a Trindade:
Perímetro cerebral óptimo com 254,9mm :)
Perímetro Abdominal mau com 213mm :(
Comprimento do fémur péssimo 45,9mm :(

Ou seja está com 878g e 32,13cm de comprimento, percentil 16 o que é pouco para as 27 semanas. 

Para além dessas novidades más soube tb que estou com resistência aumentada na fluxometria da artéria umbilical e o dr da Eco sugere nova Eco dentro de 2/3 semanas.

Resumindo qd lhe disse que fumava qs me crussificou e disse que acha q é pelo tabaco que tudo isto está a acontecer, antes de saber que fumava não disse nada... mas enfim...
Passei 6ª e sábado deprimidíssima e depois lá resolvi vir à net investigar e sempre fiquei mais animada quando vi que também tem a ver com a genética da família (no nosso caso somos todos pequeninos - Eu - 1.57, Ele 1,65, avós - 1,55 e 1,49 e avôs 1.60 e 1.70), portanto esperemos que ele aumente de peso e de tamanho nas próximas semanas, mas grande já se sabe que nunca será!

Hoje vou à Dra Ana Paula Maia às 14h30 mostrar-lhe a Eco e ver o que vamos fazer nos próximos tempos.
Aflige-me bastante ela estar de férias de 3 de Agosto a 10 de Setembro, nos entretantos vou ser seguida pelo Dr. Luís Vicente, esperemos que até lá tudo corra bem.

3 comentários:

  1. Olá querida! :)

    Já sorri com o teu post e os teus receios. :)
    Eu fiz essa eco às 29 semanas e, acho q sabes q tb tive um percentil 16 nas medições. Tb fiquei algo preocupada e demorei uns dias a relaxar quanto a isso.... E, como sabes, eu n fumo. ;)

    O tamanho do feto tem q ver com uma alimentação adequada do teu bebé e tb com a genética familiar. Com uma genética pequenota, n seria de esperar ter uma criança gigante. ;) No nosso caso, embora do meu lado a genética seja pequenota, já do lado do marido a coisa é ao contrário, pelo q este não crescimento é mais "estranho".

    Na altura a minha médica n deu demasiada importância ao tamanho, já q o resto tudo estava normal e bom, com um índice de bem estar de 8 em 8 (8/8).

    Tb tive q voltar a reavaliar o crescimento do meu bebé em nova eco, no meu caso às 34 semanas. Ficámos todos contentes com o facto do Afonso ter dado um pulinho para o percentil 28. ;)

    A verdade é q continua pequenote, mas sobre isso a médica diz para n me preocupar pois ele tem tempo de crescer cá fora e a verdade é q há bebés q nascem pequenotes, mas depois se tornam grandes, pelo q o tamanho agora n te indica grande coisa sobre o futuro...

    No teu caso, o q me preocuparia seria essa resistência aumentada da fluxometria da artéria umbilical pois isso SIM pode vir a revelar insuficiência placentária e pode ser a base da explicação para o facto do teu bebé estar pequenote (mas recorda q eu n tenho nada disso e o meu é pequenote tb!). Tenho a certeza q irás fazer nova avaliação da fluxometria na próxima eco, e caso haja restrição de crescimento, o máximo q pode acontecer é teres q ter um parto antecipado, para q o bebé possa crescer cá fora, mas vais ver q n vai passar nada! :)

    Quanto ao fumar, penso q sabes os riscos e algumas implicações q o tabaco pode ter no desenvolvimento fetal e da criança, pelo q, de facto, pode estar aqui tb algum factor relacionado com isso, mas n penso q a solução seja crucificar-te ou maltratar-te, pois isso só te vai deixar MAIS nervosa e com MAIS vontade de fumar! ;)

    Tenta nestas semanas até à próxima eco controlar um pouco mais o tabaco e alimentar-te bem, mas sem stress e sem medos. A minha médica tb me mandou moderar no trabalho (parece q há alguns estudos q apontam para os trabalhos actuais das pessoas, o stress e o estar sempre em pé como "culpados" dos bebés serem pequenotes). Podes tb tentar fazer mais repouso para ver se até à próxima eco o teu Tomás (n me enganei no nome, pois n?!?!?) cresce um pouco mais, como o Afonso fez, para vos trazer alguma paz aos vossos corações de papás! :)

    Qto às férias da tua medica, relaxa, eles tb precisam de férias, n é? ;) A minha tb vai agora, pelo q vou fazer as próximas 2 consultas com a Dra. Cristina Nunes q foi quem me fez a amniocentese. De qq forma a minha médica diz q n estará longe e q virá fazer partos, pelo q se houver algo, devo entrar em contacto directo com ela q ela vem das férias para me ver. Aposto q com a tua será algo assim tb! ;)

    Sobre o Dr. Luís Vicente, tenho ouvido MARAVILHAS dele, as pacientes dele adoram-no e falam MUITO bem dele, pelo q penso q podes tb relaxar e aproveitar uma nova opinião médica. Tv possas tb perguntar-lhe sobre isso do tabaco e do crescimento do teu menino, se ainda tiveres o coração apertado com esse assunto qd voltares. :)

    Espero q tenha conseguido trazer-te alguma paz, minha querida! :)

    Beijinhos e tudo a correr bem!!!

    Qual é mesmo a tua data de parto provável??
    A minha é para 3 de Setembro!!! eheheh!

    beijinhosssssssssssssssssssss

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelas tuas simpáticas palavras. É bom saber que o meu Tomás não é o único ratinho que por aqui anda... :P

    A consulta com a Médica não foi mais simpatica como podes reparar no meu post seguinte.
    Vamos ver o que o futuro nos reserva...
    Quanto pesa e mede o teu Afonso agora?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ainda n li o novo post... vou ler de seguida...

    Na eco das 34 semanas, o Afonso tinha passado para o percentil 28 (ainda pequenote, mas já maiorzito! :) ) e pesava 2234 gr. Não teho aqui os dados das medições para te dizer qto media, mas pronto, entre o percentil e o peso podes ter uma ideia.

    A minha médica sempre me disse q desde q esteja entre o percentil 10 e o 90 é normativo e n temos nada com q nos preocupar....

    Vou ler o teu novo post agora! ;)

    beijinhos e anima-te! O teu Tomás precisa de ti feliz! ;)

    ResponderEliminar