sexta-feira, 19 de outubro de 2012

10 dias de Alegrias e não só...

Hoje o meu ragazzo faz 10 dias de vida e já passamos por tudo e mais alguma coisa...

Desde que fomos às urgências, no 4º dia de vida dele que continuei com a pulga atrás da orelha quanto à "farfalheira" da respiração dele, principalmente qd chora.

Na 5ª à noite, depois de me gabar que ele era um santo que ainda não me tinha dado uma má noite, heis que as cólicas apareceram...

No hospital, como ele já era gulotão e não estava a fazer a pega da mama como deve de ser resolveram dar-lhe o Suplemento, a partir daí dar-lhe mama foi ainda mais difícil. Mas fui sempre insistindo. Qd chegamos a casa, tive a subida do leite ao 4º dia e no 5º dia tinha as mamocas que pareciam umas autenticas boias gigantes duras como pedra. Nas urgências ainda me ensainaram como massajar as maminhas e lá conseguimos que ele pegasse na mama.

O 5º e o 6º dia foram as piores noites, chorava e berrava como um desalmado por 5hs seguidas, eu e o meu marido já não sabíamos o que fazer, sabíamos que eram cólicas e tudo fizemos pra que melhorasse, no entanto não houve grande melhorias com as massagens, bébégel, as gotinhas milagrosas cor de rosa...

No dia seguinte fui comprar a bomba da Avent electrica. Foi complicado começar a utiliza-la, mas garantidamente foi bem melhor começar a dar-lhe do meu leite no biberon do que o suplemento.
O meu marido aproveitou e comprou também o InfoCalm para darmos a cada mamada e fincou pé, decidido que tudo iria fazer pra que o Tomás não voltasse a ter cólicas tão cedo.

Assim foi, a cada mamada toma o infocalm, fazemos-lhe massagens ao longo do dia e o mais importante de tudo estamos sempre atentos pra ver se geme um pouco enquanto dorme e se sim, basta levanta-lo que arrota e volta a adormecer. 90% das causas das cólicas são por não se deixar o bébé arrotar as vezes que são necessárias.

E assim foi depois daquelas 2 noites não voltou a ter cólicas novamente, pelo menos pra já!

2ª feira fomos à consulta de Neonatologia e ficamos radiantes por saber que ele, ao 6º dia, já tinha aumentado de peso.
Nasceu com 2,440kg, saiu do hospital com 2,270kg e quando o pesaram na 2ªfeira já ia com 2,335kg.

A médica adorou saber que ele já quase não bebe suplemento, tiro o leite com a máquina e como tenho muito leite muitas das vezes sobra de umas mamadas pras outras.

Chego a tirar entre 100 a 80ml de cada vez e ele vai bebendo conforme lhe apetece, umas vezes 60ml outras 50ml.. fui aconselhada a dar-lhe o que ele quiser, portanto ele vai engordando de certeza.

Faz muitos xixi's e cócós, aliás no ínicio estava a acorda-lo de 3 em 3hs pra comer e ele estava sempre meio adormecido, portanto mudava a fralda só para o despertar (na maioria das vezes só tinha xixi) e depois enquanto come faz SEMPRE uns belos de uns cócós, molinhos, amarelos e com umas coisas brancas que mais parecem sementes de sésamo. Relatei o sucedido à médica o que ela me disse que é tudo normal e muito bom que aconteça.

Ah! Comecei a fazer a distância entre mamadas de 4hs ou mais, visto que ele come tão bem, não tem necessidade de o estar a estorvar o sono para o obrigar a comer. Já chegou a fazer numa noite 6hs o que é o máximo dos máximos que poderá ficar sem comer. Mas por norma são as 4hs e se come menos faz 3hs ou 2hs, mas é sempre ele a dar indicação que acordou e tem fome.

Entretanto tb relatei à médica que me fazia muita aflição a respiração dele quando mama, quando chora ou qd berra por ter cólicas, chega ao ponto de apitar, faz covinha no pescoço e o esterno vai pra dentro. Parece mesmo que está com falta de ar!
Ela escreveu no livrinho que há suspeita de Estridor Laringomalácia, explicou-me que é a imaturidade da laringe e que na maioria dos casos passa com o tempo, podendo levar até 2 anos a passar. Mas entretanto mandou-me ir ao Pediatra daqui a 15 dias pra se fazer um estudo sobre o assunto.

Escusado será dizer que fiquei super preocupada, mas depois de ler muito sobre o assunto fiquei mais calma e vou esperar pra ver se melhora e pelo estudo que ainda iremos fazer.

7º dia (terça-feira), foi dia de rumar novamente aos Lusíadas, desta vez para tratar da mamã. Finalmente fui tirar os pontos, já estavam a ficar apertados (nunca me dei bem com pontos, infectam quase sempre). Gritei que me fartei, e cheguei a dizer que me custou mais tirar os pontos que "parir". lol

Para além das dores no sítio dos pontos passei a sofrer de incontinência e ando com uma dor estranha que me deixa desconfortável em qualquer posição. Espero que até segunda passe caso contrário vou falar com a minha médica pois isto está mesmo mal.

Os dias em casa são cansativos, mas vão dando pra fazer de tudo um pouco, venho ao PC de manhã quando pai e filho ainda dormem, faço uma sesta à tarde, tenho-me alimentado bem e a horas, muito graças À minha querida madrastra que de 2 em 2 dias me trás comida pronta que basta aquecer no micro-ondas.

4ª à tarde e ontem foram finalmente uns dias mais calmos, os meus sogros já tinham ido embora, as visitas abrandaram e pudemos finalmente fazer umas sestas para descansar.

Hoje já marquei o atendimento para ir fazer o Cartão do Cidadão do Tomás na próxima 3ªfeira e a consulta do Pediatra tb já está agendada.


3 comentários:

  1. Só agora vim ler o q tinhas dito... Ptt, qd te respondi no meu blog podia ter ficado calada no q toca algumas coisas.

    Continuo sem perceber pq lhe deram suplemento... Se havia má pega, a solução era corrigir e n dar-lhe suplemento... MAs pronto... Isto sou eu q sou 100% a favor da amamentação... :/

    Eu n tive q tirar pontos, eles foram caindo, mas demorei cerca de um mês para me sentir 100% bem de novo! :) Incontinência nem vê-la, mas aí penso q as centenas de exercícios Kegel q fiz durante a gravidez ajudaram muito! :) Tb o facto de ter feito exercício físico até ao fim ajudou de certeza! :) Tens sorte eu n consegui vir ao PC praticamente tempo nenhum, mas a mim ainda agora n me autorizam a deixá-lo dormir mais q 3 horas...

    Se quiseres falamos por mail! Beijinhosssssssssssss

    ResponderEliminar
  2. Restelinha já és mesmo mamã, parece que já fazes isto há muito tempo !!!
    Adoro =)
    Espero também encarrilar assim.
    Bjinho
    Felicidades

    ResponderEliminar
  3. Karrapetas,

    Todas nascemos com este instinto e quando vês o teu bébé nos teus braços ele finalmente se demonstra a 100%! :)
    Claro que encarrilarás... se calhar melhor ainda! :) A paciência não é a minha melhor qualidade...
    Já falta pouquinho para a tua vez! yupiii Ansiosa?
    Beijinhjos

    ResponderEliminar