sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

O meu maior vício e a dificuldade de o deixar...

O tabaco tem sido o meu maior e único vício ao longo dos últimos 15 anos.

Este ano faço 16 anos que sou fumadora, o que faz com que durante a minha vida foram mais os anos em que fumei dos que os que apenas era fumadora passiva.



Desde cedo comecei a fumar 1 Maço (20 cigarros) que depressa aumentou pra maço e meio e às vezes 2.

Quando começámos as injecções reduzi para 30 e até à transferência fui tentando reduzir até uma média de 22.

No dia da transferência fumei apenas 14, ontem aumentei para 26, hoje ainda só fumei 10.

Gostava tanto de deixar de fumar, por outro lado sempre que tento adiar cigarros fico tão nervosa que até me doi a cabeça, barriga às vezes em casos extremos diarreia...
Que vício mais estúpido! Grrr

3 comentários:

  1. Eu fui fumador passivo durante muitos anos. O meu pai fumava muito. Talvez por isso, hoje em dia tenho asma. Maleitas que podem ficar para chatear.
    bjs.

    ResponderEliminar
  2. Pois, os meus pais tb fumavam bastante e quando o meu pai deixou de fumar comecei eu, portanto o vício sempre esteve comigo!
    Por sorte nunca tive qualquer doença respiratória, o que não invalida que os meus filhos venham a sofrer de algo... :(
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Lindinha... Deixar de fumar é sem dúvida das coisas mais difíceis q consegui e consigo fazer diariamente.... N tenho uma chave mestra para ti e o teu vício, a n ser que é mesmo mesmo mesmo difícil, mas não impossível...

    Eu tb era uma GRANDE fumadora e deixei de fumar várias vezes, dias, semanas ou meses e uma das vezes durante um ano, só para voltar a fumar... Com tantas tentativas e tantos falhanços a dificuldade era cada vez maior e o a sensação de fracasso e incapacidade maior e maior....

    Depois houve um dia, há quase 5 anos, q acordei às 5am totalmente entupida (como acontecia por vezes) e a sentir-me totalmente estúpida por estar naquela situação unicamente por minha culpa e a minha falta de auto-controle... pus-me no computador, pq n conseguia dormir e descobri este site: http://www.stopsmokingcenter.net/ que agora está já na versão 7.3, bem diferente de qd o utilizada diariamente. Inscrevi-me e segui o programa e durante meses, foi a minha companhia, onde escrevia e lia as pessoas e as súas angustias, lutas e dificuldades em deixar de fumar e foi com essa companhia q consegui deixar...

    Hoje faz 1643 dias q deixei de fumar, já poupei bem mais de 5000€ (até pq os preços subiram MUITO logo depois de eu deixar de fumar e estas contas são feitas com o valor do meu tabaco da altura) e não fumei cerca de 32,865....

    O site n é, no entanto, milagroso, é preciso ter MUITA vontade de deixar e ser bem consciente, q tal como o alcoólico, somos fumadores para sempre... Eu por vezes tenho saudades de fumar e tenho vontade de fumar. Só q agora essas vontades são totalmente controláveis! ;) É preciso estar sempre alerta e saber q não vale "só um", q isso é meio caminho andado para voltar ao vício de forma total...

    Claro q agora, no meio do teu ttt n é ideal deixar de fumar totalmente, pelo stress, mas tv possa ser uma ajuda para um dia! :)

    Tenho a certeza q um diz vais conseguir, esse desejo e vontade é o caminho para o sucesso, tv ainda n tenhas chegado ao ponto de ruptura a q cheguei há 4,5 anos atrás, mas um diz chegas lá! e de qq forma, de 40 cigarros, para 14 ou 20, já é bem bom!!!! ;)

    Quanto á asma... Não sei se há algum estudo q comprove essa ligação entre a mãe ou o pai fumarem e os filhos terem asma, mas sei q um dos meus cunhados e alguns dos meus amigos q sofrem de asma desde sempre, nenhum dos seus pais fumava..... Acho q é assim uma ligação única e directa, sinceramente, havendo inúmeros factores.... Claro q, de qq forma, é mais saudável para todos um ambiente o mais limpo possível! ;)

    beijinhos, coragem e força! :)

    ResponderEliminar